Publicado em 13 jun 2018

A segurança de sistemas frigoríficos conforme a norma técnica

Redação

Há muitas exigências gerais e específicas para todas as instalações em um frigorífico, destacando a sala de máquinas, e a questão de sistemas de refrigeração por amônia (NH3), gás extremamente tóxico, porém muito utilizado na indústria de refrigeração por ser considerado um refrigerante de alto desempenho e baixo custo relativo.

refrigeração

Da Redação –

A correta operação do circuito de refrigeração – ou de qualquer outro sistema mecânico – só é garantida em longo prazo se existe um correto plano de manutenção. No caso dos sistemas frigoríficos, a conservação dos equipamentos é importante para identificar falhas no circuito, que pode ocasionar uma parada total da instalação, prejudicando a vida do produto armazenado, o que ocasiona uma quebra na cadeia de distribuição e evita que o produto chegue até o consumidor final.

A inspeção visual do sistema de refrigeração pode até parecer uma tarefa simples, mas não pouco importante. Com inspeções regulares e frequentes na instalação frigorífica podem ser encontradas diferentes anomalias do sistema, como vazamentos, problemas de rotação dos ventiladores, falta de isolamento em linhas, danos físicos, quebra de sensores, entre outros.

Assim, é importante a realização de um plano de manutenção para toda instalação frigorífica, para garantir melhor e mais eficiente operação dos equipamentos, garantido a estabilidade do produto armazenado. As ações de manutenção e periodicidade devem se basear nas especificações dos fabricantes e as necessidades próprias da instalação. Em termos de segurança, deve-se obrigatoriamente cumprir a norma técnica.

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica