Publicado em 24 Jul 2018

Certificação de gestão: válida ou não?

Redação

Verificar o status das certificações dos sistemas de gestão pode estar ficando mais fácil.

Por Sheronda Jeffries e Carmine Reda – Quality Progress

Como o dia 15 de setembro de 2018, a data de expiração das certificações de acordo com a ISO 9001:2008 e ISO 14001:2004, se aproxima (1), entender como avaliar a validade de um certificado ISO 9001 ou ISO 14001 está se tornando cada vez mais importante. A certificação dos sistemas de gestão, como a ISO 9001 (qualidade), a ISO 14001 (ambiental), a ISO 50001 (energia) e a ISO 27001 (segurança da informação), visa fornecer confiança de que os processos de uma organização são: estabelecidos para o produto ou serviço que fornece; realizados sistemática e consistentemente capaz de atender aos requisitos aplicáveis; e adotados para melhorar o desempenho.

Mas muitos não entendem como essa confiança é alcançada ou como verificar a credibilidade dos certificados destinados a demonstrar essa confiança.

ISO, CASCO e IAF?

A maioria das pessoas provavelmente nunca ouviu falar da International Organization for Standardization’s (ISO), do Committee on Conformity Assessment (CASCO) ou do International Accreditation Forum (IAF). Eles lidam com o fortalecimento da homogeneidade e a confiabilidade da avaliação da conformidade ou, mais simplesmente, da certificação.

O que é avaliação de conformidade? É qualquer atividade para determinar - direta ou indiretamente - que um processo, produto, serviço ou pessoa atende às normas técnicas relevantes e cumpr...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica