Publicado em 01 jan 2019

Entenda melhor o que é a manufatura aditiva (MA)

Redação

Muitas vezes referida como impressão 3D, a manufatura aditiva é, de fato, uma tecnologia que existe há pelo menos três décadas. Existem, de fato, vários subtipos diferentes de manufatura aditiva, incluindo impressão 3D, mas também prototipagem rápida e manufatura digital direta (DDM). Os recentes avanços nesta tecnologia oferecem possibilidades muito interessantes para o desenvolvimento futuro.

aditiva2

(TEXTO ATUALIZADO EM 18/02/2019)
 

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

A chave para os fundamentos da manufatura aditiva é que, em vez de produzir um resultado final retirando o material, ele é acrescentado. Os métodos tradicionais de fabricação envolvem um material que está sendo esculpido ou moldado no produto desejado, sendo as partes dele removidas de várias maneiras.

A MA é o polo oposto em que as estruturas são feitas pela adição de milhares de camadas minúsculas que se combinam para criar o produto. O processo envolve o uso de um computador e um software CAD especial que pode retransmitir mensagens para a impressora para que ela imprima na forma desejada.

 



Comum às tecnologias AM é o uso de um computador, software de modelagem 3D (Computer Aided Design ou CAD), equipamento de máquina e material de estratificação. Uma vez que um esboço CAD é produzido, o equipamento AM lê os dados do arquivo CAD e estabelece ou adiciona camadas sucessivas de líquido, pó, material de folha ou outro, em uma camada-a-camada para fabricar um objeto 3D.

O termo MA englob...

Artigo atualizado em 26/09/2024 12:56.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica