Publicado em 16 Apr 2019

Por que a segurança de máquinas é importante?

Redação

A operação em máquinas pode causar ferimentos de várias maneiras. Por exemplo, as pessoas podem ser atingidas e feridas por partes móveis de máquinas ou material ejetado ou as partes do corpo também podem ser puxadas ou presas entre rolos, correias e polias. Dessa forma, todos os dias os trabalhadores estão expostos aos mais variados tipos de riscos em seus ambientes de trabalho, pois um dos riscos mais comuns encontrados são aqueles que envolvem máquinas e equipamentos, pois ao manusear a máquina sem o equipamento correto e de forma errada pode ocorrer uma série de ferimentos graves ou fatais. Para evitar acidentes, quedas de produtividade e prejuízos, é essencial que esses dispositivos passem constantemente por um processo de manutenção, de modo a garantir o bom funcionamento dos equipamentos, preservar a integridade física dos operadores e manter os processos sempre em funcionamento. Toda essa sistemática deve ser feita de acordo com as normas técnicas.

máquina2Muitas máquinas possuem bordas pontiagudas que podem causar cortes e lesões, peças pontiagudas que podem causar furos ou perfurações na pele e partes ásperas da superfície que podem causar fricção ou abrasão. Além disso, partes do corpo humano podem ser esmagadas, tanto entre peças que se movem juntas ou em direção a uma parte fixa da máquina, parede ou outro objeto, e duas partes passando uma pela outra podem causar cisalhamento.

Deve-se prestar atenção nas partes da máquina, materiais e emissões (como vapor ou água) que podem estar quentes o suficiente para causar queimaduras e a eletricidade que pode causar choque elétrico e queimaduras. As lesões também podem ocorrer devido ao fato de as máquinas não serem confiáveis e desenvolverem falhas ou quando as máquinas são usadas de forma inadequada por meio de inexperiência ou falta de treinamento.



Assim, antes de começar a usar qualquer máquina, a empresa precisa pensar sobre os riscos que podem ocorrer aos seus...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica