Publicado em 21 jun 2022

Os princípios dos sistemas de comando relacionados à segurança de máquinas

Redação

A parte ou a subparte de um sistema de comando relacionada à segurança responde a sinais de entrada do equipamento sob comando (e/ou de um operador) e gera sinais de saída relacionados com segurança. As partes combinadas de um sistema de comando relacionadas à segurança começam no ponto em que os sinais relacionados à segurança são gerados e findam na saída dos elementos de controle de potência. Isto também inclui os sistemas de monitoração. As partes de um sistema de comando relacionadas à segurança, que proporcionam as funções de segurança, devem ser projetadas e construídas de tal forma que os princípios da NBR 14009 sejam integralmente considerados durante toda a utilização prevista e utilização incorreta previsível; na ocorrência de defeitos; e quando erros humanos previsíveis forem cometidos durante a utilização planejada da máquina como um todo. Dos princípios para a apreciação de riscos na máquina, o projetista deve decidir sobre a contribuição à redução do risco, que precisa ser suprida por cada parte das partes do sistema de comando relacionadas à segurança. Esta contribuição não cobre a totalidade dos riscos da máquina sob comando; por exemplo, não é considerado o risco total de uma prensa mecânica ou uma máquina de lavar, porém a parte do risco reduzida pela aplicação de funções de seguranças particulares. Exemplos de tais funções são a função de parada iniciada pela utilização de um dispositivo de proteção eletrossensitivo em uma prensa ou a função de bloqueio de uma porta de máquina de lavar. Quanto mais a redução do risco depender das partes de sistema de comando relacionadas à segurança, maior precisa ser a habilidade dessas partes em resistir a defeitos. Essa habilidade, entendendo-se que a função requerida é cumprida, pode ser parcialmente quantificada por valores de confiabilidade e por uma estrutura resistente a defeitos. A confiabilidade e a estrutura contribuem para essa habilidade das partes relacionadas à segurança em resistir a defeitos. Uma resistência especificada a defeitos pode ser atingida pela definição de níveis de confiabilidade de componentes e/ou com estruturas melhoradas para as partes relacionadas à segurança. A contribuição da confiabilidade e da estrutura pode variar com a tecnologia aplicada. Por exemplo, é possível, em uma tecnologia, para um único canal de partes relacionadas à segurança de alta confiabilidade, prover a mesma ou maior resistência a defeitos que em uma estrutura tolerante a defeitos, de menor confiabilidade em uma tecnologia diferente. Por isso, deve-se entender os requisitos de segurança e estabelece um guia sobre os princípios para o projeto de partes de sistemas de comando relacionadas à segurança. Para essas partes, há categorias e características das suas funções de segurança. Isso inclui os sistemas programáveis para todos os tipos de máquinas e dispositivos de proteção relacionados.

Da Redação – 

Existe uma relação entre segurança, confiabilidade e disponibilidade para máquinas. A segurança de uma máquina é sua habilidade em desempenhar sua função, ser transportada, instalada, ajustada, sofrer manutenção, ser desmontada e desativada de suas condições de utilização previstas e especificadas em seu manual de instruções (e, em alguns casos, durante um determinado período de tempo, indicado no manual de instruções) sem causar ferimentos ou danos à saúde (ver NBR NM 213-1).

A confiabilidade é a habilidade da máquina ou componentes, ou equipamentos, de desempenhar uma determinada função, sem falhas, sob condições especificadas para um dado período de tempo (ver NBR NM 213-1). A disponibilidade é a habilidade de um item estar no estado adequado para desempenhar uma determinada função, sob condições determinadas, em um dado instante ou em um intervalo de tempo, assumindo-se que os recursos externos necessários são fornecidos [ver IEC 50(191)].

A segurança abrange as causas e consequências de possíveis acidentes (ferimentos ou danos à saúde ocupacional). Os requisitos de segurança estão relacionados a ...

Artigo atualizado em 21/06/2022 06:49.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica