Publicado em 27 ago 2019

As cargas móveis em estruturas de obras

Redação

Para o dimensionamento de qualquer estrutura é necessário conhecer os esforços máximos e mínimos que ela apresentará ao ser submetida ao carregamento que será destinada. Para estruturas submetidas a cargas móveis existe um diagrama, denominado de envoltória de esforços, que determina os valores limites, máximo ou mínimo, para as seções transversais da estrutura. Conheça a norma técnica sobre o assunto.

carga2Da Redação –

As ações atuantes nas estruturas, que são as causas que provocam esforços ou deformações, podem ser classificadas segundo sua variabilidade no tempo em três categorias. Uma delas seriam as ações permanentes que são as cargas que ocorrem com valores constantes ou de pequena variação em torno de sua média, durante praticamente toda a vida da construção.

Elas são divididas em diretas, tais como os pesos próprios dos elementos da construção, incluindo-se o peso próprio da estrutura e de todos os elementos construtivos permanentes, e indiretas, como protensão, recalques de apoio e a retração dos materiais. As ações variáveis são as cargas que ocorrem com valores que apresentam variações significativas em torno de sua média, durante a vida da construção.



São as cargas móveis ou acidentais das construções, isto é, as que atuam nas construções em função de seu uso (pessoas, mobiliário, veículos, materiais diversos, etc.). Elas pod...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica