Publicado em 17 set 2019

Os interceptores de esgoto sanitário

Redação

Um interceptador de esgoto é um componente de uma rede de esgotos que ajuda a controlar o fluxo que recebe das linhas principais e, às vezes, do escoamento das águas pluviais e o direciona para a estação de tratamento de águas residuais. Ou seja, é a canalização cuja função precípua é receber e transportar o esgoto sanitário coletado, caracterizada pela defasagem das contribuições, da qual resulta o amortecimento das vazões máximas. Seu projeto hidráulico sanitário  deve ser feito conforme a norma técnica, observada a regulamentação específica das entidades responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento do sistema de esgoto sanitário.

interceptador2Da Redação –

Uma rede de esgotos aproveita as vantagens da gravidade e, às vezes, estações de bombeamento para mover as águas residuais para tubos e componentes do sistema cada vez maiores. Em algum momento, o fluxo de esgoto encontra uma parte do sistema conhecida como interceptador de esgoto. Como o nome indica, ele ganha o controle das águas residuais antes de passar para a estação de tratamento de resíduos.



O interceptador é na verdade parte da infraestrutura de utilidade de uma comunidade. Como tubos maiores no sistema, os túneis para esgotos interceptadores geralmente são escavados por grandes máquinas de perfuração de túneis. A construção de um interceptador de esgoto pode ser um projeto muito grande. Sem construção sem vala, a instalação de um cano tão grande exigiria escavações problemáticas que poderiam prejudicar uma cidade.

Assim, em resumo, é uma canalização cuja função precípua é receber e transportar o es...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica