Publicado em 24 mar 2020

A gestão da mudança e as dores da resistência

Redação

O mundo detesta mudança e, no entanto, é a única coisa que traz progresso (Charles F. Kettering)

Luiz Otávio Goi Junior

Se existe algo que gera um grande medo no ser humano, após o medo da morte, é o medo da mudança. A mudança, que tira qualquer situação inerte e adaptada do conforto, gera uma preocupação generalizada nas empresas. Utilizaremos deste artigo para falar justamente sobre isso, que talvez seja o grande desafio para que um sistema de gestão funcione e perdure de forma sustentável. Gerenciamento de processos envolve principalmente disseminação de positividade e perseverança e ainda um grande poder de convencimento e isso deve ser ponto focal para qualquer implementação que deseja ser realizada.

É muito comum que seja percebido nas empresas alguns questionamentos por parte dos envolvidos como as pessoas aqui não mudam nunca; aqui a cultura já está enraizada demais; aqui as pessoas têm a cabeça muito fechada, entre outros comentários. O mais importante desse tipo de posição é que seja possível realizar uma profunda avaliação e saber se de fato o problema existente ali é uma resistência generalizada, para que daí possamos criar um meio de evangelização para transformar o atual em novo.

Por mais que tenhamos pessoas vivendo ainda do passado, lidando com aquele conforto existente no dia a dia ao qual se adaptaram, se faz necessário localizar os limites da resili...

Artigo atualizado em 24/03/2020 06:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica