Publicado em 24 mar 2020

A Qualidade dos dados em tecnologia da informação

Redação

A governança de dados é o processo de gerenciar a disponibilidade, usabilidade, integridade e segurança dos dados nos sistemas corporativos, com base em padrões e políticas de dados internos que também controlam o seu uso. A governança eficaz dos dados garante que eles sejam consistentes e confiáveis e não sejam mal utilizados. É cada vez mais crítico, pois as organizações enfrentam novos regulamentos de privacidade de dados e confiam cada vez mais na análise de dados para ajudar a otimizar as operações e impulsionar a tomada de decisões de negócios. Assim, é fundamental entender os princípios orientadores para os membros de estruturas de governança de organizações (que podem incluir proprietários, diretores, parceiros, gerentes executivos ou similares) sobre o uso eficaz, eficiente e aceitável de dados em suas organizações, por meio de: aplicação dos princípios e modelo de governança.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho - 

Um programa de governança de dados bem projetado geralmente inclui uma equipe de governança, um comitê de direção que atua como órgão de governança e um grupo de administradores de dados. Eles devem trabalham juntos para criar os padrões e as políticas de controle de dados, bem como os procedimentos de implementação e aplicação que são executados principalmente pelos administradores de dados. Executivos e outros representantes das operações de negócios de uma organização participam, além das equipes de TI e gerenciamento de dados.

Sem uma governança de dados eficaz, as inconsistências deles em diferentes sistemas em uma organização podem não ser resolvidas. Por exemplo, os nomes dos clientes podem ser listados de maneira diferente nos sistemas de vendas, logística e atendimento ao cliente. Isso pode complicar os esforços de integração de dados e criar problemas de integridade de dados que afetam a precisão dos aplicativos de business intelligence, relatórios corporativos e análises.

A má governança de dados também pode dificultar as iniciativas de conformidade regulatória, o que pode causar problemas para as empresas que precisam cumprir novas leis de privacidade e proteção de dados. Por consequência, um objetivo principal da governança de dados é decompor a quantidade de dados em uma organiza...

Artigo atualizado em 24/03/2020 05:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica