Publicado em 13 dez 2022

A acessibilidade em aplicativos de celulares baseados no desempenho funcional

Redação

Um aplicativo é um software para uso em dispositivos móveis que pode ser instalado ou não no dispositivo do usuário. Pode ser categorizado de três formas: nativo: utiliza tecnologia do fabricante do sistema operacional no seu desenvolvimento; web: utiliza tecnologias web e pode ser acessado pelo navegador; híbrido: utiliza tecnologia nativa do fabricante do sistema operacional em conjunto com tecnologias web em seu desenvolvimento. A acessibilidade é o âmbito no qual produtos, sistemas, serviços, ambientes e infraestrutura podem ser usados por pessoas de uma população com a mais ampla variedade de características e capacidades, para alcançar um objetivo especificado em um contexto de uso específico. Esta perspectiva enfatiza que a acessibilidade envolve tanto a facilidade de uso, que pode afetar a eficiência da tarefa e a satisfação do usuário, quanto o sucesso de uso, ou seja, a eficácia do sistema. O desempenho funcional é o teste de requisitos funcionais do aplicativo móvel, que verifica se o aplicativo permite a realização de tarefas e o acesso a suas funções de forma acessível. Existem parâmetros normativos obrigatórios de acessibilidade em aplicativos de dispositivos móveis baseados no desempenho funcional, a fim de facilitar e otimizar o acesso de pessoas com deficiência aos ambientes virtuais, com o objetivo de eliminar ou mitigar as barreiras para utilização de páginas web e de aplicativos em dispositivos móveis, sejam estes nativos, baseados em navegadores web ou híbridos.

A acessibilidade refere-se a tornar sites e aplicativos mais acessíveis a pessoas com deficiência quando estão usando telefones celulares e outros dispositivos. O trabalho da nessa área aborda questões de acessibilidade de pessoas que usam uma ampla variedade de dispositivos para interagir com a web, incluindo: os telefones e tablets, as TVs digitais, relógios inteligentes, dispositivos em painéis de carros e assentos de avião, e dispositivos em eletrodomésticos com internet das coisas. Aborda uma ampla gama de questões, como telas sensíveis ao toque, tamanhos de tela pequenos, diferentes modalidades de entrada, incluindo fala e toque 3D ativado por sensores de pressão, uso do dispositivo em diferentes configurações, como luz solar intensa, etc.

A acessibilidade móvel refere-se a um conjunto estabelecido de práticas que melhoram a funcionalidade do aplicativo para pessoas com diferentes tipos de deficiência. Ao priorizar a acessibilidade, pode-se garantir que o aplicativo alcance um público mais amplo possível e limitar as chances de litígio relacionado à acessibilidade. Também pode se beneficiar de custos de desenvolvimento de longo prazo mais bai...

Artigo atualizado em 13/12/2022 04:59.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica