Publicado em 05 May 2020

A conformidade dos serviços em tecnologia da informação (TI)

Redação

Basicamente, os serviços de TI dividem-se em áreas de atuação dentro do mercado, como a infraestrutura, o software ou aplicativo, e o banco de dados e as redes. Na infraestrutura quem atua são os analistas de suportes técnicos a administradores de rede. Já no setor do software ou aplicativo estão os programadores e desenvolvedores tecnológicos, e no banco de dados e redes quem atua diretamente são os administradores de banco de dados e os especialistas. A gestão de serviço em TI seria o conjunto de capacidades e processos para dirigir e controlar as atividades e recursos da organização para o planejamento, o desenho, a transição, a entrega e a melhoria de serviços para entregar valor. Um sistema de gestão de serviço (SGS serve para dirigir e controlar as atividades de gestão de serviço da organização. Um SGS inclui políticas, objetivos, planos, processos, informação documentada e recursos de gestão de serviço requeridos para o planejamento, desenho, transição, entrega e melhoria de serviços para atender aos requisitos normativos. Dessa forma, é fundamental conhecer os requisitos de conformidade para uma organização estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um SGS.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho - 

O setor de TI pode prestar serviços aos demais setores da empresa que são os usuários da tecnologia. Dessa forma, os usuários de tecnologia podem ser entendidos como clientes de TI. Pode também ocorrer que a área de TI seja prestadora de serviços para o cliente externo, quando a organização oferece serviços aos clientes com o uso de tecnologia.

Imagine um banco que presta serviços de informações a seus clientes via internet. Este tipo de organização precisa ter serviços de suporte para o uso desse recurso, o que irá envolver a prestação de serviços de TI diretamente ao cliente externo do banco. As ações empresariais dependem cada vez mais da TI, então os serviços são atividades meio cada vez mais críticas para a manutenção, ou mesmo a melhoria do desempenho organizacional. a gestão desses serviços torna-se fundamental para garantir o bom desempenho de toda a organização. Por isso, uma forte tendência hoje, na gestão da área de TI, é focalizar esta área como uma prestadora de serviços à organização.

Na gestão tradicional da TI, o foco estava basicamente na tecnologia propriamente dita. Nela, o pessoal de TI estava preocupado em fazer a tecnologia funcionar. Atualmente, há uma nova visão e o foco está no cliente, ou seja, no usuário da informação.


Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica