Publicado em 22 fev 2022

O controle da qualidade no armazenamento de combustíveis de aviação

Redação

O combustível de aviação é um líquido inflamável e pode pegar fogo em certas condições ambientais, principalmente a temperatura e a concentração de vapor. A temperatura na qual os vapores de um líquido inflamável podem inflamar é conhecida como ponto de inflamação. Uma concentração perigosa de vapor está presente quando um vapor de combustível atinge um nível conhecido como limite inferior de inflamabilidade ou o limite explosivo inferior. Esses limites são geralmente expressos como uma porcentagem por volume. Uma concentração de vapor de combustível entre esses dois limites é considerada em sua faixa inflamável e irá inflamar e queimar se exposto a uma fonte de ignição. Uma das melhores maneiras de controlar incêndios e explosões indesejadas é manter a concentração de vapor de combustível baixa, evitando que ele alcance sua faixa inflamável. Outros produtos químicos inflamáveis também podem estar presentes durante o trabalho no tanque de combustível. Os produtos químicos com baixo ponto de inflamação (menos de 70ºF (21ºC)), como metiletilcetona, são ainda mais perigosos do que o combustível de aviação e seu uso deve ser estritamente controlado. Os produtos químicos, incluindo combustível de aviação, também podem apresentar riscos tóxicos ou irritantes. Em altas concentrações, o combustível de aviação e outros hidrocarbonetos podem afetar o sistema nervoso, causando dor de cabeça, tontura e falta de coordenação. Os produtos químicos também podem causar problemas crônicos de saúde, como danos ao fígado e aos rins. Os solventes de limpeza, selantes, lubrificantes e outros produtos químicos usados em tanques de combustível também podem causar efeitos irritantes na pele se não controlados. Deve-se entender os procedimentos para o controle da qualidade no armazenamento, transporte e abastecimento dos combustíveis de aviação.

Da Redação – 

Os combustíveis para aviação são bem caracterizados quanto às suas propriedades físicas e químicas. Os efeitos na saúde dos vapores do combustível e do combustível líquido são descritos após a exposição ocupacional e em estudos com animais. A exposição da população em geral (visitantes do aeroporto e pessoas que vivem nas proximidades dos aeroportos) pode ocorrer durante o abastecimento de combustível, especialmente em verões quentes (odor).

As emissões da aeronave variam com o tipo de motor e o tipo de combustível. A combustão do combustível de aviação resulta em CO2, H2O, CO, C, NOx e um grande número de compostos orgânicos. Entre os hidrocarbonetos poliaromáticos emitidos, nenhuma característica de composto para motores a jato (traçador) foi detectada até o momento.

Quase não existem dados sobre a toxicologia das emissões dos motores a jato. De acordo com análises de sua composição química, no entanto, contêm vários compostos toxicologicamente relevantes, incluindo substâncias cancerígenas. As medições no ar ambiente ao redor de um aeroporto não mostram níveis elevados de poluentes. No entanto, ess...

Artigo atualizado em 23/02/2022 11:07.

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