Publicado em 24 mar 2020

Avaliação de desempenho: sabemos fazê-la?

Redação

Como se deve fazer as avaliações de desempenho? Deve-se levar em conta que existem incertezas (fatores que não são controlados) e que nem todas as informações de interesse estão disponíveis no momento da decisão.

21/01/2020 - Equipe Target

Fábio Augusto Reis Gomes

 

Imagine que pela manhã você observa que o céu está nublado, repleto de nuvens escuras; consulta a previsão do tempo e verifica que a probabilidade de chover é alta. Por causa de tudo isso você toma a decisão de ir para o trabalho carregando o incômodo, mas provavelmente útil, guarda-chuva.

Ao final do dia você regressa para sua residência e, por não ter caído uma gota sequer, alguém lhe diz: “Carregou o guarda-chuva à toa”. É como se essa pessoa estivesse fazendo uma avaliação negativa de sua decisão. Este exemplo ilustra duas importantes lições sobre o processo de avaliação de desempenho.

Primeiro, existem variáveis incertas, que simplesmente não controlamos, e que afetam os resultados de nossas decisões. Se tivesse chovido, a pessoa do nosso exemplo teria ouvido: “Que bom que você levou o guarda-chuva”. Perceba que ela teria praticado a mesma ação, levar o guarda-chuva, mas porque algo que ela não controla ocorreu, a chuva, ela teria sido parabenizada.

A segunda lição é que é muito mais fácil avaliar decisões com mais informações disponíveis. Pela manhã a pessoa tinha que decidir se levava ou não o guarda-chuva tendo informações que indicavam que provavelmente choveria.

Ao final do dia, sabendo que não choveu, ou seja, tend...

Artigo atualizado em 24/03/2020 11:40.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica