Publicado em 22 fev 2022

A aplicabilidade da IoT e como ela pode modificar a indústria nos próximos anos

Redação

A internet das coisas (IoT) já é considerado um dos pilares da chamada indústria 4.0, fazendo-se importante e essencial para os processos. A essência desse tipo de tecnologia é ter seus equipamentos funcionando de forma autônoma, por meio de redes inteligentes: máquinas e sistemas conectados, ao longo de toda a cadeia produtiva.

Vinícius Callegari – 

O uso e a aplicação da tecnologia avançada conhecida por IoT se tornou uma realidade presente nos principais processos da indústria de base brasileira. Para entendermos melhor como sua aplicabilidade pode afetar toda essa extensa cadeia, é preciso observarmos como esses novos recursos funcionam.

Em linhas gerais, a IoT é uma rede de objetos incorporados a sensores, softwares e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com dispositivos e sistemas pela internet. Segundo uma pesquisa realizada pela FGV, no mês de julho, o setor de IoT apresentou crescimento significativo de cerca de 40% ao ano. Com isso, é possível concluir que até 2025 ele represente um mercado de US$11 trilhões.

Tais dados podem ser encarados como um norte para os empresários e agentes do setor, demonstrando a importância e necessidade de incorporação desse tipo de tecnologia nos negócios. A IoT já é considerada um dos pilares da chamada indústria 4.0, fazendo-se importante e essencial para os processos.

A essência desse tipo de tecnologia é ter seus equipamentos funcionando de forma autônoma, por meio ...

Artigo atualizado em 22/02/2022 06:41.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica