Publicado em 22 fev 2022

A conformidade da direção das máquinas de movimentação de solo de rodas

Redação

Determinar qual equipamento de terraplenagem é necessário para o uso em um canteiro de obras pode ser um processo desafiador. Afinal, cada projeto é diferente e a seleção do equipamento de que se precisa para realizar o trabalho deve levar em consideração uma ampla variedade de fatores. Um local de trabalho sempre estará movimentado com muitas pessoas e equipamentos, e há muitas variáveis que podem se desdobrar ao longo da vida de um projeto. Decidir quais os equipamentos de construção serão necessários podem rapidamente se tornar uma tarefa frustrante sem o conhecimento necessário em mãos. Depois de obter as informações, elaborar um plano se torna muito mais gerenciável e isso requer uma compreensão de como as diferentes peças do equipamento de movimentação de solos operam, bem como seus pontos fortes e fracos em comparação com outros equipamentos. As máquinas com rodas são ideias para tarefas de movimentação de terras que envolvem pontos de acesso estreitos e essa pode ser a seleção ideal graças à capacidade de manobra com rodas possui por meio de seu movimento baseado nas rodas, em vez de baseado em esteiras. Essas, por exemplo, são ideais para trabalhos de movimentação de terras precisam ser feitos em terra lamacenta e úmida. Existem alguns ensaios do sistema de direção das máquinas com rodas e alguns critérios de desempenho para avaliar a capacidade de direção das máquinas de movimentação de solo de rodas, conduzidas com o operador a bordo, conforme definido na NBR ISO 6165:2015. As máquinas de rodas incluem as máquinas equipadas com rodas, um ou mais tambores ou conjuntos de rodas montadas em esteira. O manual de instruções ou o manual do operador para máquinas equipadas com um sistema de servodireção deve incluir informações relativas ao dispositivo de advertência que indique uma falha da fonte de potência da direção primária. O manual para máquinas equipadas com um sistema de direção secundária deve incluir as seguintes informações: uma indicação de que a máquina está equipada com um sistema de direção secundária; as limitações de capacidade do sistema de direção secundária; e um meio para verificar se o sistema de direção secundária está funcional. O manual das máquinas equipadas com um elemento de controle da direção alternativa com um meio para ativar/desativar o elemento de controle da direção alternativa, ou, uma faixa de velocidade limitada na qual o elemento de controle da direção alternativa está operacional, deve incluir informações relativas à operação do elemento de controle da direção alternativa, incluindo informações referentes à indicação visível ou sonora a ser fornecida quando ativada.

Da Redação – 

A direção desse tipo de máquina de movimentação de solos possui um sistema que inclui todos os elementos da máquina entre o operador e as rodas, tambores ou conjuntos de rodas montadas em esteira que entram em contato com o solo e que participa no direcionamento da máquina. O sistema de direção manual depende exclusivamente da força muscular do operador para efetuar a direção da máquina e o sistema de servodireção emprega fontes de potência auxiliar para complementar ou substituir a força muscular do operador para efetuar a direção da máquina.

Assim, o sistema de direção primária é utilizado para direcionar a máquina quando o sistema de direção funcionar conforme o previsto e o sistema de direção secundária é utilizado para direcionar a máquina em caso de perda da fonte de potência da direção primária. A denominada roda é uma estrutura circular capaz de girar sobre um eixo, diretamente ou com o uso de rolamentos, com a parte externa em contato com o solo. Os conjuntos de rodas montadas em esteira incluem um sistema de esteira utilizado no...

Artigo atualizado em 22/02/2022 06:38.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica