A conformidade dos veículos propelidos manualmente por condutor caminhante
Redação
Esses produtos precisam ser projetados de forma que sejam adequados à sua finalidade ou função e que possa ser ajustado e mantido sem colocar as pessoas em risco, quando utilizado nas condições previstas pelo fabricante. A fim de projetar adequadamente um produto e abranger todos os requisitos de segurança específicos, o fabricante tem que identificar os perigos que se aplicam ao seu produto e realizar uma avaliação de risco. Em seguida, o fabricante precisa projetar e construir o produto, considerando esta avaliação. O objetivo deste procedimento é eliminar o risco de acidentes durante toda a vida útil previsível da máquina, incluindo as fases de montagem e desmontagem, nas quais os riscos de acidentes também podem surgir de situações anormais previsíveis. Ao selecionar os métodos mais apropriados, o fabricante precisa eliminar ou reduzir os riscos, na medida que o projeto permitir (projeto e construção de máquinas inerentemente seguras); tomar as medidas de proteção necessárias em relação aos riscos que podem não ser eliminados no projeto; informar os usuários sobre qualquer deficiência das medidas de proteção adotadas; indicar se algum treinamento específico é requerido; especificar qualquer necessidade de fornecer equipamento de proteção individual (EPI); consultar o documento apropriado do usuário para obter instruções de operação adequadas. Existem requisitos normativos obrigatórios de segurança e os meios para sua verificação para os seguintes tipos de veículos propelidos manualmente por condutor caminhante, equipados com dispositivos de manuseio de carga para tarefas industriais normais, por exemplo, braços do garfo e plataformas, ou acessórios integrados para aplicações específicas: veículos empilhadores-transportadores de carga propelidos manualmente por condutor caminhante; veículos empilhadores de paletes; veículos industriais com capacidades não superiores a 1.000 kg com levantamento manual ou elétrico movido a bateria; veículos transportadores de paletes de baixo levantamento com alturas de levantamento de até 300 mm e capacidade nominal de até 2.300 kg; veículos transportadores de paletes em tesoura com alturas de levantamento de até 1.000 mm ou capacidade nominal de até 1.000 kg com levantamento manual ou elétrico movido a bateria. Os parâmetros normativos são aplicáveis aos veículos fornecidos com levantamento manual ou elétrico movido a bateria, que operam em superfícies lisas, niveladas e indeformáveis.

Da Redação –
Os veículos industriais precisam ser projetados para evitar o mau uso previsível sempre que possível, se isto gerar riscos. Em outros casos, as instruções do fabricante precisam chamar a atenção do usuário para os modos que a experiência já demonstrou que são possíveis, em que as máquinas não sejam utilizadas.
Os veículos devem estar em conformidade com os requisitos de segurança e/ou com as medidas de proteção desta Seção. Além disso, o veículo deve ser projetado de acordo com os princípios da NBR ISO 12100 para perigos aplicáveis, porém não significativos, que não são abrangidos na parte 5 da NBR ISO 3691.
A (s) manopla(s) de empurrar/puxar, vertical(ais) ou horizontal(ais), e/ou um manche devem ser fornecidos para permitir que o operador empurre, puxe e conduza o veículo e, quando aplicável, levante a carga. A força deve ser medida e estar dentro dos limites estabelecidos na parte 5 da NBR ISO 3691.
O manche deve ser fornecido com uma manopla do tipo alça fechada ou projetado de outra forma para assegurar a proteção lateral das mãos do operador. Os pega-mãos devem ter uma seção transvers...