Publicado em 01 Sep 2020

O ensaio de vida de ferramentas para o fresamento

Redação

No processo de fresagem usa-se uma ferramenta de corte de fresa, que faz a remoção de cavacos por meio de movimentos circulares, enquanto a peça se desloca em movimentos lineares. Para cortar o material, os dentes da fresa têm forma de cunha que apresentam um ângulo de saída, ângulo de cunha e ângulo de folga. O ângulo de cunha é aquele que dá maior ou menor resistência à quebra. Isso significa que quanto menor o ângulo de cunha menos resistente é a fresa. A escolha da fresa em relação ao seu ângulo de cunha tem como base o material que será feito a usinagem. Em materiais de baixa dureza e materiais não ferrosos, como alumínio e o bronze, são usadas fresas com um ângulo menor de cunha em torno de 57° e para materiais mais duros e quebradiços esse ângulo passa a ser maior, em torno de 81°. As máquinas de fresagem utilizam vários tipos diferentes de fresas para aplicações particulares. Os tipos mais comuns de ferramentas de usinagem são fresas e brocas, que realizam ações semelhantes. As fresas de desbaste criam cortes irregulares e moinhos, além de produzir cortes de largura. Os modelos ocos são usados para alisar cilindros, enquanto os cortadores produzem três formas tridimensionais. Um cortador pode ainda criar ranhuras e um cortador de engrenagem tem a forma de uma lâmina de serra circular. Deve-se conhecer os processos para os ensaios de vida de ferramentas de metal duro, usadas no faceamento de peças de aço e de ferro fundido com fresas.

Da Redação – 

Uma máquina de fresagem é concebida para moldar uma superfície através da alimentação da peça de trabalho contra vários tipos de ferramentas de moagem. Estas fresas estão equipadas com dentes de corte, que rodam contra a peça de trabalho, sendo que essas ferramentas são construídas de um material resistente ao calor do aço de alta velocidade. Cada ferramenta é projetada para funcionar com rapidez e eficiência em uma aplicação específica. Várias ferramentas para o processo de fresagem diferentes podem ser necessárias para dar forma e terminar uma peça única.

As fresadoras são capazes de executar diversos tipos de operações dependendo de sua configuração, acessórios e ferramentas: superfícies planas, planas inclinadas, curvas e irregulares; canais simples, em T, cauda de andorinha; eixos com seção regular; furos; - cavidades poligonais e circulares; rasgos de chaveta; engrenagens e cremalheiras. Algumas fresas tem dentes de cortes em uma extremidade e ao longo dos lados. A sua aparência é semelhante a uma broca, e é tipicamente utilizada com máquinas verticais. Uma broca possui uma ranhura e duas fresas caneladas com um único dente no centro, que é tipicamente utilizada para fazer aberturas ranhuradas. Esta ferramenta é capaz de perfurar diretamente uma peça de trabalho.

Um maquinário para desbaste é também referido como um cortador. É útil para cortar pedaços grandes de material. O processo a fim de desbastar é equipa...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica