Publicado em 23 mar 2021

O ensaio phased array para inspeção de solda

Redação

A avaliação estrutural, a análise de falhas, a avaliação de adequação para serviço e as avaliações críticas de engenharia requerem dados de falha de uma forma mais precisa e precisa com relação à sua localização, forma e tamanho. A tecnologia ultrassônica de matriz de fases com seu software de avaliação de falhas associado pode fornecer dados de falha com precisão e precisão para o padrão de aceitação baseado em mecânica de fratura. Esta técnica é usada para detectar falhas que não podem ser facilmente encontradas com métodos de ensaio não destrutivos convencionais, como radiografia e ensaio ultrassônico manual. Uma sonda phased array é composta por vários pequenos transdutores ultrassônicos, cada um dos quais pode ser pulsado individualmente. Variando o tempo do pulso de cada transdutor individual, o feixe ultrassônico pode ser direcionado para um ângulo e distância focal específicos - isto é, o feixe pode ser varrido através do objeto examinado. Pode ser usado para a inspeção de solda, inspeção volumétrica de materiais forjados ou fundidos, mapeamento de erosão e corrosão, e digitalização de componentes de geometria altamente complexa. Também pode detectar falhas de solda, como falta de fusão, inclusões de escória, porosidade, trincas de diâmetro interno/diâmetro externo, trincas de linha central e penetração incompleta, erosão ou corrosão, descontinuidades inerentes em materiais forjados ou fundidos, como laminações, explosões de forjamento, fechamentos frios, rasgos quentes e inclusões e danos induzidos por processos ou ambientais, trincas por fadiga térmica, trincas cáusticas e trincas por corrosão sob tensão. Deve-se entender que a técnica de phased array pode ser usada como técnica única ou combinada com outros métodos ou técnicas de ensaio não destrutivo, tanto para inspeção de fabricação quanto para inspeção em serviço.

Da Redação – 

Phased array é o nome dado a uma variação do ensaio de ultrassom convencional. Quando utilizada como um transmissor, disparando os elementos em momentos diferentes, pode conduzir a interferência entre as ondas sonoras produzidas por cada elemento individual. Esta interferência pode ser tanto construtiva (ondas se somam) quanto destrutiva (ondas se cancelam).

Isto é o que dá a esse ensaio a sua principal vantagem. A habilidade de mudar a forma e o ângulo do feixe de ultrassom dependendo do momento em que os elementos são disparados. Quando uma matriz é utilizada como receptor, a diferença entre o tempo que um pulso chega em cada elemento contém informações sobre a localização da fonte de pulso. A manipulação do feixe de ultrassom exige que os elementos da matriz sejam pequenos em relação ao comprimento de onda. O espaçamento entre os elementos também deve ser pequeno em relação ao comprimento de onda.

Consequentemente, o desempenho de uma sonda matriz depende do número dos elementos, de seu tamanho e da distância entre eles. Equipamentos de processamento de sinal especial são necessários para oper...

Artigo atualizado em 23/03/2021 11:50.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica