Publicado em 13 abr 2021

A instalação e os critérios para a seleção de medidores de água individuais

Redação

Normalmente, um medidor de água e seus componentes apresenta um corpo de conexão do medidor concêntrico, que é o conjunto de tubos específicos para a conexão do medidor concêntrico, um dispositivo auxiliar que se destina realizar uma função específica, diretamente relacionada à elaboração, transmissão ou exibição de resultados de medição. Os principais dispositivos auxiliares são: dispositivo de ajuste de zero; dispositivo indicador de preço; dispositivo repetidor de indicação; dispositivo de impressão; dispositivo de memorização; dispositivo de controle tarifário; dispositivo de predeterminação; dispositivo de autoatendimento; detector de movimento do sensor de vazão (para detectar o movimento do sensor de vazão antes que seja claramente visível no dispositivo indicador); e dispositivo de leitura remota. Inclui um dispositivo de ajuste que é a parte do medidor que permite o ajuste da sua curva de erros, geralmente deslocada paralelamente a si mesma, para que os erros de indicação permaneçam dentro da faixa de erros máximos admissíveis e um dispositivo calculador que é a parte do medidor que transforma o sinal de saída do (s) transdutor (es) e possivelmente de instrumentos de medição associados e, se apropriado, armazena os resultados na memória até que sejam utilizados. Pode incorporar um dispositivo de controle tarifário que aloca os valores medidos em diferentes registradores, dependendo da tarifa ou de outro critério, tendo cada registrador a possibilidade de ser lido individualmente dispositivo de correção dispositivo conectado ou incorporado ao medidor para correção automática do volume em condições de medição, considerando a vazão e/ou as características da água a ser medida (por exemplo, temperatura e pressão) e as curvas de calibração preestabelecidas. O dispositivo indicador é uma parte do medidor que exibe os resultados de medição continuamente ou mediante solicitação. Enfim, o medidor de água é um instrumento destinado a medir continuamente, memorizar e indicar o volume de água que escoa pelo transdutor de medição, sob determinadas condições. Ele inclui pelo menos um transdutor de medição, um dispositivo calculador (incluindo dispositivos de ajuste ou de correção, se houver) e um dispositivo indicador. Esses três dispositivos podem estar em diferentes invólucros. Deve-se entender o processo de instalação e os critérios para a seleção de medidores de água individuais, compostos e concêntricos, acessórios associados, requisitos especiais para medidores, e para a primeira operação de medidores novos ou reparados, para assegurar medição constante e precisa, com leitura confiável do medidor.

Da Redação – 

A medição do consumo mensal de água nas unidades consumidoras (residências, comércios e indústrias), realizada pelas empresas de saneamento que distribuem a água tratada, é uma atividade complexa dentro dos conglomerados urbanos. As empresas que possuem medidores instalados nas residências necessitam organizar rotas de coleta visual para serem percorridas com o objetivo de registrar os dados sobre os consumos individuais.

Essa atividade de registrar o consumo de água nas unidades residenciais, comerciais e industriais é vital para as prestadoras de serviço. Além do registro do consumo ser necessário para a geração mensal de contas e faturas, esse parâmetro é importante para definir o nível de perdas na rede de distribuição (volume total produzido menos o volume consumido), indicar fraudes ou vazamentos na rede de distribuição (volume consumido menor que o volume distribuído), e definir perfis de consumo dos usuários para orientar políticas de substituição dos medidores, dentre outros.

Existem algumas técnicas de coleta de dados de consumo. Por exemplo, o sistema de medição através de rádio frequência:...

Artigo atualizado em 06/04/2021 06:50.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica