Publicado em 11 May 2021

Smart grid: a tarifa horária beneficiaria os consumidores e a concessionária

Redação

Em tempos de crise e redução de custos, a conta de energia tem um peso significativo no orçamento e, nesse sentido, conhecer o perfil de consumo para realocar o uso de energia para períodos fora de ponta, aqueles com menor consumo de energia na área de concessão, é indispensável. No entanto, para se obter uma análise precisa desse cenário, é necessário levar em conta as diferentes bandeiras tarifárias aplicadas hoje no Brasil, que nada mais são do que os custos reais da geração de energia elétrica repassados ao consumidor, calculados de acordo com as condições de operação do sistema de geração, que sofrem influência direta do clima e do volume de água dos rios. Desde 2015, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) instituiu três diferentes bandeiras tarifárias que determinam quando e de que maneira haverá repasse às contas de energia.

Ricardo Hayashi – 

Apesar de o sistema de tarifação de energia elétrica brasileiro possuir diversas modalidades que permitem ao consumidor compreender seu perfil de consumo e optar pelo sistema que melhor atenda suas necessidades, a maioria dessas modalidades tarifárias segue desconhecida, tanto por parte das empresas como de usuários residenciais. Em tempos de crise e redução de custos, a conta de energia tem um peso significativo no orçamento e, nesse sentido, conhecer o perfil de consumo para realocar o uso de energia para períodos fora de ponta, aqueles com menor consumo de energia na área de concessão, é indispensável.

No entanto, para se obter uma análise precisa desse cenário, é necessário levar em conta as diferentes bandeiras tarifárias aplicadas hoje no Brasil, que nada mais são do que os custos reais da geração de energia elétrica repassados ao consumidor, calculados de acordo com as condições de operação do sistema de geração, que sofrem influência direta do clima e do volume de água dos rios. Desde 2015, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) instituiu três diferentes bandeiras tarifárias que determi...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica