Publicado em 22 jun 2021

O futuro da indústria 4.0

Redação

A transformação digital impactante tem menos a ver com a tecnologia e mais com as pessoas que a utilizam. Assim, a cobiçada transformação digital requer não apenas a arquitetura técnica, mas também uma compreensão mais profunda de como aproveitar o potencial único das tecnologias da indústria 4.0. O processo começa com o reconhecimento de que a integração contínua, a comunicação em tempo real e a capacidade de criar ambientes de manufatura que são virtuais, intercambiáveis, mais descentralizados e modulares têm o potencial de remodelar radicalmente o cenário da indústria.

Leonardo Vieira – 

A indústria 4.0 não é um termo novo. Notavelmente, o agrupamento de tecnologias que ele descreve - que inclui sistemas ciberfísicos, a internet das coisas (IoT), a computação em nuvem e a computação cognitiva/inteligência artificial (IA) - tem quase dez anos. E, embora os avanços técnicos significativos continuem a ser feitos quase diariamente, muitos dos desenvolvimentos mais interessantes neste espaço têm menos a ver com a tecnologia em si e mais com a forma como essa tecnologia é integrada e aplicada para otimizar os processos e maximizar o impacto.

A cobiçada transformação digital requer não apenas a arquitetura técnica, mas também uma compreensão mais profunda de como aproveitar o potencial único das tecnologias da indústria 4.0. O processo começa com o reconhecimento de que a integração contínua, a comunicação em tempo real e a capacidade de criar ambientes de manufatura que são virtuais, intercambiáveis, mais descentralizados e modulares têm o potencial de remodelar radicalmente o cenário da indústria....

Artigo atualizado em 22/06/2021 03:40.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica