Publicado em 17 Aug 2021

A roupa suja se lava no espaço

Redação

Não há máquinas de lavar em uma estação espacial. Atualmente, os astronautas usam uma peça de roupa até ficar muito suja e depois a descartam. As missões regulares de reabastecimento mantêm os astronautas abastecidos com roupas limpas, mas essa não será uma boa opção em viagens mais longas, como para Marte.

Vivaldo José Breternitz – 

Temos algumas necessidades em nossa vida cotidiana que parecem ter soluções já consolidadas; são coisas muito simples, acerca das quais quase nunca refletimos. Uma dessas necessidades é a lavagem das roupas. A primeira lavadora elétrica surgiu em 1908 e, daquela época em diante, o que vimos foram aperfeiçoamentos, das próprias máquinas e dos produtos utilizados na lavagem - nada de totalmente revolucionário apareceu.

Mas a humanidade, na busca de novas fronteiras, acaba exigindo soluções radicalmente novas para coisas como lavagem de roupas, e às vezes essas soluções demoram muito para surgir, como no caso das roupas usadas pelos astronautas que permanecem por longos períodos na Estação Espacial ISS; desde o ano 2000, pelo menos três astronautas estão sempre a bordo da ISS. Não há máquinas de lavar na Estação Espacial.

Atualmente, os astronautas usam uma peça de roupa até ficar muito suja e depois a descartam. As missões regulares de reabastecimento mantêm os astronautas abastecidos com roupas limpas, mas essa não será uma boa opção em viagens mais longas, como para Marte.

Mas os ci...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica