Publicado em 19 out 2021

A economia que vem do Sol

Redação

A energia solar é uma energia alternativa, renovável e sustentável que funciona utilizando a luz solar como fonte de energia e pode ser aproveitada e utilizada por diferentes tecnologias, como: aquecimento solar, energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica. O conceito de energia solar é comumente associado à energia fotovoltaica que é a geração de energia elétrica usando a luz do sol como fonte de energia. Portanto, pode-se dizer que energia solar e energia fotovoltaica são a mesma coisa. Na energia solar fotovoltaica, quando a luz do sol é captada por painéis solares, ocorre a transformação da corrente elétrica para utilização em residências, comércios e indústrias.

Oscar de Mattos – 

Mais de um quarto da conta de luz residencial das famílias brasileiras refere-se ao chuveiro elétrico. Assim, substituí-lo representa significativa economia mensal, fator muito importante para o orçamento doméstico, em especial neste momento de redução da renda, desemprego e dificuldades provocadas pela pandemia, bem como de pressão sobre as tarifas de eletricidade em decorrência da crise hídrica. A alternativa mais econômica, ambientalmente correta e capaz de proporcionar água quente com segurança e conforto é o aquecedor solar.

Para instalar o novo equipamento, há, claro, um investimento inicial, cujo retorno financeiro é compensatório, em torno de dois a três anos. Imaginem uma conta de energia elétrica mensal de cem reais. Deste total, 25 reais referem-se exclusivamente ao gasto com o chuveiro elétrico, fator que corrobora a pertinência de trocá-lo pelo calor que vem do Sol.

É importante salientar que os coletores solares são completamente desconectados da rede elétrica, não gerando custos adicionais de medição. Os aquecedores solares de água são cerca de quatro vezes mais eficientes do que o...

Artigo atualizado em 20/10/2021 12:31.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica