Publicado em 26 out 2021

A qualificação e a certificação dos mecânicos de manutenção

Redação

Em um ambiente industrial, é importante manter as máquinas operando com eficiência máxima. Esse é o objetivo da manutenção mecânica. Essas máquinas podem incluir uma máquina de papel em uma fábrica de papel, uma prensa de conformação, um robô, uma empilhadeira, um transportador ou um paletizador - geralmente, qualquer máquina mecânica ou ferramenta usada em um ambiente industrial. As plantas industriais geralmente têm um departamento de manutenção mecânica, que faz parte de sua unidade de manutenção geral e que incluirá um ou mais técnicos de manutenção mecânica. No esforço para manter as máquinas operando com eficiência máxima, os técnicos de manutenção mecânica fazem a manutenção das máquinas antes que qualquer falha ou avaria ocorra e buscam o retorno rápido das máquinas à operação em caso de falha ou avaria. Para atingir esses objetivos e, portanto, melhorar a eficiência das máquinas em uma planta industrial, o técnico de manutenção pode realizar o trabalho de manutenção planejada ou não. Isso pode incluir a execução de inspeções, a lubrificação das máquinas, o reparo periodicamente de peças desgastadas (como correias), etc. Os mecânicos de manutenção mecânica trabalham em muitos tipos de máquinas e componentes, incluindo os compressores, transportadores, bombas, tubos e válvulas, motores e acionamentos mecânicos, equipamentos móveis, etc. Os gestores de pessoas devem entender os requisitos e a sistemática para a qualificação e a certificação dos mecânicos de manutenção, bem como define as atribuições, atitudes e atividades para o nível descrito.

 

Da Redação – 

Um mecânico de manutenção industrial é uma pessoa que conserta e mantém em funcionamento as máquinas e os equipamentos nos mais diversos tipos de unidades fabris. Muitos são hábeis em análise de vibração, soluções de problemas elétricos, reparação de sistema de acionamento hidráulico, na resolução de problemas pneumáticos e reparação em geral.

Alguns solucionam problemas em máquinas votadas à climatização e ainda são responsáveis pela manutenção preventiva completa em muitos estilos de máquinas. A mecânica é uma disciplina de comum em engenharia, que aplica os princípios da física, ciências dos materiais, projetos, fabricação e manutenção de vários meios. É o ramo que envolve a produção e utilização de calor e energia mecânica para a concepção, produção e operação de máquinas e ferramentas.

O trabalho de diagnóstico é uma das principais funções do mecânico de manutenção industrial, pois ele será responsável por descobrir o motivo no qual uma determinada máquina não está funcionando corretamente. Este processo requer o uso de ferramentas específicas em um ambiente industrial para que tudo aconteça com ...

Artigo atualizado em 26/10/2021 01:17.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica