Publicado em 02 nov 2021

A importância do termo de referência na compra de fardamento corporativo

Redação

O termo de referência (TR) é um documento indispensável nos estudos técnicos preliminares, que deverá conter os elementos que embasam a caracterização do material a ser adquirido em atendimento aos critérios dos clientes, leis, normas e os requisitos estatutários. Além de outros fatores que buscam preservar a integridade morfológica e funcional do fardamento, além de contribuir na redução do desperdício, ganho de produtividade, redução dos índices de segunda qualidade, redução dos custos e elevação na durabilidade do fardamento, proporcionando assim, a satisfação dos clientes e fortalecendo a relação entre fornecedor e comprador.

Antonio Carlos Barbosa Bacelar – 

O TR é o documento de grande relevância e integram as principais informações administrativas e técnicas da fase interna de compras, por tanto, deve ser produzido com muita atenção e acuidade, já que seus dados servem de espelho para serem incorporados ao edital e contrato administrativo de compra. No cotidiano e nas organizações, encontramos termos de referência que não pontua as questões técnicas e elementares no processo de obtenção de determinados recursos.

Os erros mais comuns e frequentes são diagnosticados no detalhamento do objeto, os quais podem ser apontadas como: descrição imprecisas e inconsistentes, além de discorrer outras informações desnecessárias, irrelevantes, excessivas, que acabam causando dúvidas em toda a contratação. É importante descrever o objeto de forma precisa, suficiente e clara para corresponder a necessidade real do requisitante e facilitar ao fornecedor o entendimento eficaz da demanda.

Não é possível indicar marca, salvo quando devidamente justificado e acompanhada da expressão equivalente ou de melhor qualidade no documento. Na caracterização do ite...

Artigo atualizado em 01/11/2021 06:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica