Publicado em 13 jun 2023

A vestimenta de proteção dos trabalhadores que manuseiam os agrotóxicos

Redação

 

Os agrotóxicos podem causar intoxicação nas pessoas que os manuseiam, por isso foram desenvolvidas vestimentas de proteção para reduzir a exposição do trabalhador aos produtos químicos e assim aumentar a segurança durante o manuseio. Quando se fala de segurança na aplicação de agrotóxicos, deve-se considerar os seguintes aspectos: exposição, toxicidade e risco. A exposição direta ocorre quando o agrotóxico entra em contato direto com a pele, olhos, boca ou nariz. Os acidentes pela exposição direta normalmente ocorrem com os trabalhadores que manuseiam ou aplicam agrotóxicos sem usar corretamente os equipamentos de proteção individual (EPI). A exposição indireta ocorre quando as pessoas que não estão aplicando ou manuseando os agrotóxicos entram em contato com plantas, alimentos, roupas ou qualquer outro objeto contaminado. A toxicidade é a capacidade potencial de uma substância causar efeito adverso à saúde. Em tese, todas as substâncias são tóxicas e a toxicidade depende basicamente da dose e da sensibilidade de cada pessoa. Normalmente quanto menor a dose recomendada para um produto, mais tóxico ele é, portanto, mais perigoso. Como não é possível alterar o nível de toxicidade do produto, a única maneira de reduzir o risco de contaminação é por meio da diminuição à exposição. Para reduzir a exposição, o trabalhador deve manusear os produtos com cuidado; usar equipamentos de aplicação calibrados e em bom estado de conservação; usar vestimentas de proteção adequadas e descontaminadas. Há parâmetros normativos obrigatórios para o desempenho, a classificação e a etiquetagem da vestimenta de proteção utilizada por trabalhadores que manuseiam produtos agrotóxicos, bem como utilizada por trabalhadores durante o período de reentrada, ou seja, o trabalhador no período de reentrada é a pessoa que pode estar em contato com um agrotóxico na área que foi previamente tratada.

 

Da Redação – 

Os produtos agrotóxicos são conhecidos globalmente como produtos para proteção de plantas (PPP). Assim, os agrotóxicos ou PPP são estritamente regulados por organismos regulatórios responsáveis pela autorização do produto a ser colocado no mercado. A fim de registrar seus produtos para venda, é solicitado que as empresas submetam dossiês à agência autorizada.

Com base nos documentos fornecidos pelo registrante, o órgão autorizador determina o potencial risco à saúde humana e ao ambiente, incluindo riscos ao aplicador do agrotóxico e aos trabalhadores no período de reentrada. A toxicidade do produto e a exposição são normalmente utilizadas para determinar o risco potencial.

Uma vez que a exposição potencial pode variar consideravelmente, os estudos de campo representativos de diferentes cenários de exposição são frequentemente utilizados para determinar a exposição potencial. O risco potencial é normalmente calculado para diferentes cenários de exposição nos quais o produto agrotóxico pode ser utilizado.

Por exemplo, para um produto agrotóxico, a avaliação da exposição poderia ser calculada para ...

Artigo atualizado em 13/06/2023 04:45.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica