Publicado em 11 abr 2023

O uso seguro de uma motosserra pelos operadores

Redação

A operação segura de uma motosserra depende do ambiente seguro associado ao uso de equipamento de proteção individual (EPI), como luvas, calçado antiderrapante e equipamentos de proteção das pernas, olhos, ouvidos e cabeça, bem como os procedimentos de trabalho seguros. A motosserra é uma máquina versátil, que pode ser utilizada para diferentes fins, como cortes de lenha, podas ou manejo de árvores, e até em cercados vivos de áreas externas. No entanto, ao mesmo tempo que agiliza e facilita trabalhos que levariam muito mais tempo para serem executados com outros equipamentos, é fundamental cuidar da integridade física do usuário, uma vez que a motosserra pode ser perigosa quando mal utilizada. Na verdade, os usuários devem entender que existem requisitos normativos de segurança e medidas para sua verificação quanto ao projeto e à construção de motosserras portáteis, manuais, movidas com motor a combustão, destinadas a serem utilizadas somente por um único operador para o trabalho florestal, por pessoas com a mão direita alocada na empunhadura traseira e a mão esquerda na empunhadura dianteira, após terem lido e compreendido os requisitos de segurança providos no manual de instruções e portando o equipamento de proteção individual (EPI) apropriado. São especificados os métodos para a eliminação ou redução dos perigos decorrentes do uso dessas máquinas e o tipo de informações sobre técnicas de trabalho seguras a serem providas pelo fabricante.

Da Redação – 

Uma motosserra é uma serra mecânica portátil, que corta com um conjunto de dentes ligados a uma corrente rotativa que corre ao longo de uma barra com uma canaleta ou guia. É usada em atividades como derrubada de árvores, poda, obtenção de lenha e na supressão de incêndios florestais.

Seu funcionamento pode ser à gasolina, elétrico ou à bateria. A motosserra à gasolina é a mais difundida no mundo, pois possui a versatilidade e utilização nos mais diversos locais como florestas, jardins, sítios, etc. É vista tanto cortando árvores caídas em acidentes ou tempestades, quanto como destruidora da natureza.

E a empresa Branco Motores aconselha aos usuários de como operar a motosserra com segurança e dentro da legalidade. O primeiro passo é registrar a motosserra e obter a licença para uso, pois ao utilizar uma motosserra sem registro ou sem licença, pode-se ficar sujeito a penas de três meses até um ano de detenção, além de pagar multa de R$1.000,00 para cada equipamento sem registro. Para evitar isso, basta possuir cadastro válido no Cadastro Técnico Federal e estar inserido na atividade motosserras. Depois...

Artigo atualizado em 11/04/2023 12:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica