Publicado em 09 nov 2021

A tecnologia operacional se tornou o elo mais fraco em uma cadeia de segurança

Redação

Os dispositivos de tecnologia operacional (OT) são ferramentas essencialmente eletrônicas usadas para gerenciar, monitorar e manter operações industriais, incluindo equipamentos e outros ativos, bem como processos. Essa tecnologia se desenvolveu paralelamente ao mainstream de tecnologia da informação (TI), embora completamente separadas, uma vez que surgiu diretamente em resposta às necessidades do setor industrial. Uma vez que os cibercriminosos consigam ingressar na empresa, eles poderão escolher permanecer no lado da OT ou se mover lateralmente para TI e dispositivos de negócios de missão crítica.

Claudio Bannwart – 

Diante dos frequentes ciberataques ocorridos desde o início deste ano, levando as estatísticas a um índice recorde de aumento de 93% de ransomware no mundo e de 92% no Brasil, observa-se também um crescimento no interesse dos cibercriminosos aos sistemas de controle industrial com um ambiente de tecnologia operacional (OT). Os hackers estão bem cientes de que a conectividade tem aumentado em todos os sistemas de controle industrial ou industrial control system (ICS).

Eles observaram que os sistemas de tecnologia operacional são menos seguros do que muitos sistemas de TI e que os sistemas de OT não são protegidos pela maioria das soluções convencionais de segurança cibernética. Assim, em vez de visar primeiramente os sistemas de TI e, em seguida, passar para a tecnologia operacional e os sistemas de controle industrial, os cibercriminosos agora estão atacando em primeiro lugar a OT.

Os setores que estão sendo cada vez mais visados pelos atacantes, incluindo alguns em nível de estado-nação, referem-se essencialmente àqueles em que existem sistemas de OT vulneráveis, incluindo transporte, petróleo ...

Artigo atualizado em 09/11/2021 04:27.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica