Publicado em 02 abr 2024

Os caminhos para quem quer atuar com a gestão de riscos

Redação

As pessoas que criam e protegem valor nas organizações, gerenciando os riscos, tomando decisões, estabelecendo e alcançando objetivos e melhorando o desempenho, normalmente são os gestores de riscos. As empresas de todos os tipos e tamanhos enfrentam influências e fatores externos e internos que tornam incerto se elas alcançarão seus objetivos. Dessa forma, gerenciar riscos é iterativo e auxilia as organizações no estabelecimento de estratégias, no alcance de objetivos e na tomada de decisões fundamentadas. É parte da governança e liderança, e é fundamental para a maneira como a organização é gerenciada em todos os níveis. Isto contribui para a melhoria dos sistemas de gestão. Gerenciar riscos é parte de todas as atividades associadas com uma organização e inclui interação com as partes interessadas, devendo -se considerar os contextos externo e interno da organização, incluindo o comportamento humano e os fatores culturais.

Da Redação – 

O propósito da gestão de riscos é a criação e proteção de valor. Ela melhora o desempenho, encoraja a inovação e apoia o alcance de objetivos. Os princípios descritos na figura abaixo, disponíveis na NBR ISO 31000 de 03/2018 - Gestão de riscos- Diretrizes, fornecem as orientações sobre as características da gestão de riscos eficaz e eficiente, comunicando seu valor e explicando sua intenção e propósito. Os princípios são a base para gerenciar os riscos e convém que sejam considerados quando se estabelecerem a estrutura e os processos de gestão de riscos da organização. Estes princípios possibilitam a uma organização a gerenciar os efeitos da incerteza nos seus objetivos.

A gestão de riscos eficaz requer os elementos da figura acima e pode ser explicada como descrito a seguir. Integrada - A gestão de riscos é parte integrante de todas as atividades organizacionais. Estruturada e abrangente - Uma abordagem estruturada e abrangente para a gestão de riscos contribui para resultados consistentes e comparáveis. Personalizada - A estrutura e o processo d...

Artigo atualizado em 02/04/2024 05:01.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica