Publicado em 26 mar 2024

Os indicadores químicos usados nas definições dos processos de esterilização

Redação

Existem orientações normativas para a seleção, uso e interpretação de resultados de indicadores químicos usados na definição, validação e monitoramento de rotina, e controle geral de processos de esterilização. Elas se aplicam aos indicadores que mostram exposição a processos de esterilização por meio de alteração física e/ou química de substâncias e que são usados para monitorar uma ou mais das variáveis requeridas de um processo de esterilização. Pode-se afirmar que a ação desses indicadores químicos não depende da presença ou ausência de um organismo vivo. Não se deve considerar os indicadores para uso naqueles processos que dependem da remoção física de microrganismos, por exemplo, filtração. Na verdade, a necessidade de meios convenientes e rápidos de detecção de problemas de esterilização ocorrentes durante os processos de esterilização levou ao desenvolvimento de monitores de processo de esterilização, geralmente denominados indicadores químicos. Assim, os usuários irão encontrar orientação sobre a seleção do indicador químico correto para seu processo de esterilização particular e parâmetros críticos assim como orientação sobre seu uso apropriado. A complexidade da tecnologia médica moderna e a variedade de técnicas de processamento de esterilização e equipamentos disponíveis tornaram programas de garantia de esterilização efetivos mais desafiadores do que eram antes.

Da Redação – 

Os indicadores químicos são dispositivos usados para monitorar a presença ou cumprimento de um ou mais dos parâmetros necessários para uma esterilização satisfatória, sendo um processo usado em um teste específico de equipamento de esterilização. Por exemplo, quando colocado dentro de embalagens, são utilizados indicadores químicos para confirmar que o esterilizante obteve boa penetração nos itens a serem esterilizados. Os indicadores químicos são usados como indicadores internos e externos e como parte de testes de desempenho de rotina e liberação de carga. É importante notar que os indicadores químicos por si só não confirmam que um item é estéril.

Os indicadores químicos devem ser utilizados como parte de um programa abrangente de controle de qualidade, que também inclui o uso de indicadores biológicos e monitores físicos, para garantir que as condições para a esterilização foram atendidas.

Quando os indicadores químicos são usados como parte de um programa abrangente de controle de qualidade, eles podem detectar falhas, como mau funcionamento do equipamento e erros técnicos, que podem resulta...

Artigo atualizado em 26/03/2024 07:02.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica