Publicado em 30 nov 2021

A gestão dos riscos radiológicos dos serviços de radiografia industrial

Redação

Os fabricantes e serviços de inspeção e teste usam um método não destrutivo chamado radiografia industrial para verificar se há rachaduras ou falhas nos materiais. Existem dois tipos de equipamento de radiografia industrial, aqueles que usam geradores de radiação e os que usam fontes radioativas seladas. Os operadores desse tipo de serviço devem ser treinados no uso correto do equipamento. O não cumprimento dos procedimentos, a falta de consciência e a não configuração da área controlada podem resultar em superexposição a altos níveis de radiação ionizante. As radiografias industriais devem ser realizadas em locais totalmente fechados, parcialmente fechados ou abertos. Os equipamentos de radiografia industrial podem fornecer grandes quantidades de radiação em um curto espaço de tempo. Se os procedimentos de segurança não forem seguidos, se houver treinamento e supervisão inadequados ou uma falha no equipamento, então é possível que os operadores e outros trabalhadores possam ser expostos a riscos radiológicos significativos para a saúde, incluindo doses potencialmente letais. A principal fonte de exposição para radiografia industrial é a exposição externa da fonte do equipamento. Uma vez que o equipamento ou fonte de radiação é removido, a exposição cessa. A exposição externa de geradores de radiação ou fontes radioativas seladas que emitem raios X ou raios gama pode interagir com o corpo humano, podendo resultar em efeitos para a saúde que podem resultar em ferimentos graves. A exposição interna de fontes radioativas seladas devido à ingestão ou inalação em condições normais de operação é improvável. No entanto, como essas fontes de radiação seladas envelhecem, pode haver vazamento de material radioativo, criando um caminho para a entrada no corpo. As boas práticas de inspeção e manutenção são essenciais para garantir que o equipamento de radiografia industrial permaneça seguro para uso. Não há potencial para exposição interna de dispositivos que usam geradores de radiação. Deve-se entender que existem parâmetros normativos para a proteção e a segurança radiológica para contratação e acompanhamento de serviços de radiografia industrial.

Da Redação – 

A superexposição à radiação ionizante é prejudicial, pois pode causar danos às células da pessoa exposta. As pessoas estão constantemente expostas a uma certa quantidade de radiação de fontes naturais e artificiais, mas a intensidade dos perigos de radiação é decidida por vários fatores, como sua forma física e atividade, energia, tipo de radiação, etc.

Todos os perigos relacionados à radiação podem ser amplamente classificados como riscos externos ou internos. Os externos são a radiação de fora do corpo, enquanto os internos surgem quando as fontes entram no corpo humano e começam a irradiar. Os riscos de radiação na radiografia industrial são causados principalmente por fontes externas, uma vez que os raios X e os raios gama penetram na natureza e podem irradiar órgãos nas profundezas do corpo.

Os fabricantes usam a radiografia industrial para verificar se há rachaduras ou falhas nos materiais. Ela usa raios-x e radiação gama para mostrar as falhas que não podem ser detectadas a olho nu. Como os raios X e gama podem viajar por diferentes tipos de materiais, como ar, solo e água, a radiografia indust...

Artigo atualizado em 30/11/2021 06:19.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica