Publicado em 14 Dec 2021

O big data na construção civil

Redação

As construtoras e incorporadoras têm utilizado as ferramentas analíticas big data nos seus setores de vendas, marketing e atendimento ao cliente para conhecer melhor os seus clientes e seus hábitos de consumo; isto tornou as pesquisas de mercado mais eficientes e eficazes. Hoje, a empresa como um todo pode fazer uso de ferramentas analíticas para obter maior eficiência e eficácia nos seus processos.

Larissa Ferrer Branco e Massaki de Oliveira Igarashi – 

Historicamente, as pesquisas sobre o big data estão espalhadas mundo afora há mais de 20 anos e se pode dizer que não há propriamente um consenso bem estabelecido sobre a definição do termo. Diferentes autores, de distintas nacionalidades, em seus livros, artigos e posts de internet definem, cada um à sua revelia, o termo big data, fazendo referência, principalmente, à cinco pilares (os cinco V do big data).

Podem ser descritos como o volume, velocidade, veracidade, variedade e valor. Ou seja, o termo está diretamente relacionado à grande quantidade de dados que são gerados rapidamente, advindos de fontes como: áudios, vídeos, conteúdos de redes sociais, imagens, entre outras fontes. 

Devido ao grande volume e variedade dos dados, saber a sua autenticidade (ou veracidade) é imprescindível para as organizações; já que a qualidade das informações disponíveis (ou seja, o valor) pode impactar a tomada de decisão. O termo big data surgiu para definir um conjunto de dados (estruturados ou não) tão grande e complexo que já não é mais possível seu processamento u...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica