Publicado em 15 fev 2022

O conceito 4.0 chega também às instalações prediais

Redação

Já não são apenas equipamentos individuais que podem ser inteligentes, mas edifícios inteiros. Soluções prediais completas e integradas, que além de facilitar a análise de dados, aumentam a disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos, reduzindo o custo operacional. E, com os avanços na tecnologia, a criação de edifícios inteligentes será cada vez mais acessível. A forma como os edifícios são projetados, construídos, operados e mantidos precisa se adaptar para acompanhar as novas demandas e novos cenários, como o da escassez de recursos hídricos.

André Chimura – 

A indústria 4.0 é um conceito já amplamente disseminado em todo o mundo e, assim como no chão de fábrica, a infraestrutura 4.0 também vem comprovando como é possível utilizar tecnologias inovadoras para gerar valor na construção e manutenção das instalações prediais e comerciais, com soluções de automação que integram sistemas de segurança eletrônica com sistemas de medição de consumo. Os novos empreendimentos estão sendo desenvolvidos com tecnologias que buscam maior eficiência energética e, no caso de instalações prontas existentes, o modelo de retrofit vem sendo bastante utilizado para incorporar o conceito 4.0.

Assim, seja preparando o crescimento por meio de investimentos em infraestrutura, mudanças climáticas, adaptando edifícios para torná-los mais eficientes em termos de energia ou planejando cidades para atender às necessidades de mudanças das gerações futuras, o setor da construção é o parceiro fundamental para tornar o futuro uma realidade. Baseada no conceito da indústria 4.0, a adoção da infraestrutura 4.0 é baseada em uma união de tendências e tecnologias que promete remodelar a maneira com...

Artigo atualizado em 15/02/2022 05:50.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica