Publicado em 19 abr 2022

O teor de água no etanol combustível pelo método coulométrico de Karl Fischer

Redação

O etanol é um composto leve e que se mistura facilmente com a água e com a grande maioria dos líquidos de baixo peso molecular. Ele é altamente inflamável, podendo entrar em combustão, se submetido a uma fonte de calor, a partir de 13°C. Em seu estado puro, o álcool é altamente tóxico, já em misturas de baixo teor ele pode ser ingerido pelo ser humano de forma moderada. Possui um poder calorífico menor que o da gasolina e diesel, o que significa que ele gera menos energia e rende menos quilometragem por litros. Sua densidade é menor que a da água e maior que a da gasolina, e seu PH é praticamente neutro. O etanol combustível possui as normas de especificação estipuladas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), onde estão contidas as características que o etanol precisa ter em relação a seu aspecto, cor, massa específica, teor alcoólico, potencial hidrogeniônico, condutividade elétrica e outros quesitos. Algumas especificações são próprias para o etanol carburante hidratado (vendido como etanol), outras para o etanol anidro (misturado à gasolina), além das especificações comuns para ambos. Para verificar se o álcool está de acordo com as normas exigidas, a ANP utiliza diferentes metodologias de teste. Quanto às provas sobre os requisitos mais simples, aspecto e cor, basta a verificação visual, porém nos outros é necessária a realização de procedimentos em laboratório. Os métodos são realizados de acordo com as NBR da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou da internacional American Society for Testing and Materials (ASTM). Para a determinação da proporção de água, usa-se o método volumétrico de Karl Fischer e o método coulométrico de Karl Fischer, nos quais é imersa na solução uma substância que reage com a água. Outra maneira de se obter esse cálculo é usando o mesmo método, porém nas normas da ASTM E203 - Standard Test Method for Water Using Volumetric Karl Fischer Titration.

Da Redação – 

O etanol combustível destina-se ao uso em motores à combustão interna, que possui como principal componente o etanol, o qual é especificado pelo órgão regulador sob as formas de etanol anidro combustível e etanol hidratado combustível. Segundo dados da ANP, o etanol é representado pela fórmula C2H6O, ou, de forma mais detalhada, CH3CH2OH. Isso significa que o composto é formado por dois átomos de carbono (C) ligados à cinco átomos de hidrogênio (H) e a um átomo de oxigênio (O) ligado a outro hidrogênio.

A presença do grupo OH, chamado de hidroxila, em sua composição, faz com que o etanol se torne uma substância polar, ou seja, que possua polos eletrônicos distintos em sua cadeia, algo possível graças à presença do oxigênio. Por causa dessa característica, o álcool se mistura facilmente com a água e outros líquidos que também são polares.

Dentre os compostos químicos, o etanol é considerado um composto orgânico, que são aqueles formados por cadeias de carbono. Isso faz com que ele seja encontrado mais facilmente em estado líquido ou gasoso, ao contrário dos compostos inorgânicos, como os minerais, que ...

Artigo atualizado em 19/04/2022 05:27.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica