Publicado em 26 abr 2022

As estruturas de dados para os catálogos eletrônicos de produtos

Redação

Há um interesse estratégico para a disponibilização de dados de produtos para projeto, cálculo e simulação de sistemas de instalação predial dentro de modelos de aplicativos de engenharia. Isso significa que é necessário trocar dados de produtos, de forma automática e interpretável por computadores, dos fabricantes para os aplicativos de engenharia e modelos de informação da construção. Isso ajuda a melhorar os sistemas prediais que são as utilidades e instalações fornecidas e distribuídas no interior de uma edificação como eletricidade, gás, aquecimento, água e comunicações e facilita a modelagem da informação da construção (building information modeling - BIM) que é a criação de um modelo que contenha as informações sobre uma construção, para todas as fases do ciclo de vida da construção. As propriedades são os elementos centrais para descrever os produtos de uma classe de produto em catálogos eletrônicos. As propriedades estão sempre relacionadas a uma classe de produto e podem ser interpretados corretamente apenas no escopo desta classe de produto. É necessário que qualquer propriedade seja especificada em um dicionário de propriedades, que seja fornecida pela órgãos normalizadores, como, por exemplo, o banco de dados de componentes da IEC, conforme a IEC 61360. Isso deve ser disponibilizado em um dicionário publicamente disponível de um consórcio da indústria que possa ser referenciado de forma única, por exemplo, o buildingSMART Data Dictionary (bSDD). Qualquer propriedade deve ser identificada por um identificador único em nível mundial, possivelmente por mais do que um identificador único. Isso pode ser feito por meio de um identificador globalmente exclusivo (GUID) como no bSDD ou por um identificador de acordo com a ISO 29002-5. Por isso, deve-se entender estrutura de dados para catálogos eletrônicos de produtos, a fim de transmitir dados de produtos de instalações prediais, automaticamente, para modelos de aplicativos para sistemas prediais. Isso inclui um metamodelo para a especificação de classes de produtos e suas propriedades e um metamodelo para os dados do produto que são trocados em catálogos de produtos.

Da Redação – 

Pode-se dizer que um modelo de informação da construção descreve uma edificação específica durante todo o seu ciclo de vida, incluindo as fases de concepção e projeto, construção, operação e manutenção, e demolição. Assim, pode-se acompanhar a edificação durante toda a sua vida. Os dados do produto dos serviços de construção constituem uma parte muito importante do modelo da informação da construção. Juntamente com os dados de serviços da construção, os dados dos construtores, os dados de FM ou facilities management e os dados do produto podem ser incorporados e integrados no modelo da informação da construção (ver figura abaixo).

Todas as propriedades de seleção do produto único selecionado serão mapeadas para propriedades do industry foundation classes (IFC). Os dados de projeto para a construção de componentes de serviços constituem um novo tipo de dados que ainda não se encontra disponível no IFC em larga escala. Portanto, essas propriedades devem ser incorporadas ao modelo da informação da construção. O mesmo se aplica às funções.

...

Artigo atualizado em 26/04/2022 06:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica