Publicado em 12 May 2020

A segurança no trabalho na construção civil

Redação

As atividades desenvolvidas dentro do setor da construção civil envolve diretamente a mão de obra do colaborador, circunstanciando o uso de equipamentos e maquinas para a realização de determinada atividade. Os trabalhadores estão expostos a uma grande quantidade de riscos que podem afetar a sua saúde ou a integridade física e mental. Por esse motivo, busca-se a proteção de todos os envolvidos nesse tipo de atividade, com a aplicação da engenharia de segurança no Trabalho que possui programas, equipamentos e especificações que devem ser utilizada para garantir a integridade física e mental destes funcionários. Ela é de suma importância para a construção civil, por esse motivo, esse artigo tem por objetivo mostrar através de uma revisão bibliográfica a importância da segurança do trabalho dentro da indústria da construção de forma a minimizar os acidentes.

Luana Dantas de Medeiros -

A engenharia é a ciência que engloba uma série de ramos, cada um com a ênfase mais especifica em determinados campos de aplicação (PEREIRA, 2013). O engenheiro aplica seus conhecimentos na construção de residências, rodovias, sistema de abastecimento de águas, projetos elétricos, hidráulico, entre outros, com o objetivo de atender as necessidades da humanidade.

A indústria da construção civil envolve elevado número de processos e produtos, representando um dos setores econômicos mais significativos para a maioria dos países, em especial para os países em desenvolvimento como o Brasil. Ela exerce importante papel na transformação ambiental da sociedade moderna (ROHNA; FRANÇA, 2013).

A construção civil é um dos ramos mais antigos do mundo e uma das mais perigosas, pois é a área que abrange todas as atividades relacionadas com obras. A engenharia vem se modernizando com o auxílio da tecnologia, pois se busca maiores conhecimentos, como por exemplo: melhores formas de execução e maior agilidade, procurando focar sempre em manter as condições de segurança dentro do ambiente de trabalho.

De acordo com Organização Internacional do Trabalho (OIT, 2013), os acidentes de trabalho e as doenças profissionais ocasionam numa perca anual de 4% no produto interno bruto (PIB) mundial, ou seja, em torno de 2,8 biliões de dólares em custos diretos e indiretos de lesões e doenças. Para Medeiros e Rodrigues, 2001 dentro da ...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica