Publicado em 24 mai 2022

Os cuidados e o descarte dos cabos de aço em dispositivos de içamento

Redação

As operações de içamento são desenvolvidas em diferentes atividades, como a construção, a indústria e o manejo das cargas. Nestas operações, a segurança é um fator crítico que precisa de materiais confiáveis. Os cabos de aço são um elemento chave, já que tudo depende de sua performance. O valor mais representativo da resistência de um cabo é a chamada carga mínima de ruptura (CMR). Para os efeitos práticos, considera-se que um cabo rompe quando se aplica uma carga de tração igual à CMR. Como regra básica, amplamente utilizada na indústria de elevação geral, a carga que pode ser aplicada sobre um cabo é a CMR dividida por 5. Mais exatamente, a carga segura de trabalho se determina dividindo o valor da CMR por um fator de segurança que varia dependendo do equipamento ou da aplicação. Os arames são as unidades básicas da construção do cabo de aço. Eles se enrolam ao redor de um centro de um modo específico, em uma ou mais capas, formando a chamada perna. As pernas se enrolam ao redor de outro centro chamado alma, formando assim o cabo de aço. A principal função da alma nos cabos é fornecer apoio às pernas. Assim, o cabo se mantém redondo e as pernas apropriadamente posicionadas durante a operação. A escolha da alma do cabo terá efeito na performance da operação. Por isso, a inspeção periódica do cabo de aço deve ser feita de forma minuciosa e dimensional e, se aplicável, uma avaliação de sua condição interna. Se necessário, isso pode incluir uma inspeção eletromagnética do cabo (magnetic rope testing - MRT) realizada por pessoa qualificada na operação do equipamento de inspeção eletromagnética e a interpretação dos dados registrados. O arame rompido no vale acontece no ponto entre duas pernas ou vale entre duas pernas externas. O rompimento de arames externos que também ocorre dentro do cabo em qualquer lugar entre uma área de vale e a próxima incluindo os rompimentos na alma, também pode ser considerado como rompimento de arames de vale. As linhas vermelhas indicam os pontos de contato e a localização do rompimento no vale. Dessa forma, deve-se entender os princípios gerais para cuidados, manutenção, inspeção e descarte de cabos de aço em serviço em dispositivos de içamento, como equipamentos de movimentação de carga e guinchos. Além das instruções sobre armazenamento, manuseio, instalação e manutenção, deve-se compreender os critérios de descarte para os cabos usados que estão sujeitos ao enrolamento com muitas camadas, onde a experiência de campo como também ensaios demonstram que a deterioração é significativamente maior nas zonas de cruzamento no tambor do que outras seções do cabo no sistema.

Da Redação – 

A torção do cabo de aço nada mais é do que o modo de dizer para qual lado os arames foram torcidos na fabricação do cabo de aço. Esquerda, ou direita. Para determinar a torção do cabo de aço, basta olhar o cabo de uma certa distância e notar se os arames parecem estar sendo torcidos na direção que um relógio flui, e verá que é um cabo com torção à direita. Em caso contrário, será um cabo de aço com torção à esquerda.

Existe ainda as formas de torções: regular e lang. No cabo de aço de torção regular os arames que formam as pernas são torcidos em sentido oposto à torção das pernas. Por consequência se tornam mais manuseáveis e com boa resistência ao desgaste pela fricção das pernas internas. Já o cabo de aço de torção lang os arames que formam as pernas são torcidos no mesmo sentido da torção das pernas. Por consequência são mais flexíveis e resistentes à abrasão. Porém o cabo de aço de torção lang estão mais sujeitos à amassamentos e distorções.

As inspeções periódicas devem ser realizadas por uma pessoa qualificada ou aquela com conhecimento e experiência em cabos de aço utilizados em equipament...

Artigo atualizado em 24/05/2022 06:15.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica