Publicado em 14 jun 2022

Os riscos das embalagens usadas no transporte aéreo de artigos perigosos

Redação

Todos os anos, mais de 1,25 milhão de remessas de mercadorias perigosas são transportadas por via aérea. Com o crescimento da carga aérea previsto em 4,9% a cada ano nos próximos cinco anos, o número de embarques de mercadorias perigosas aumentará significativamente. Com tantas mercadorias perigosas sendo transportadas por via aérea, os regulamentos de segurança devem ser seguidos com precisão. É importante saber o que é uma mercadoria perigosa antes de enviar. De acordo com o Dangerous Goods Regulations (DGR), da International Air Transport Association (IATA), as mercadorias perigosas ou materiais perigosos são artigos ou substâncias que são capazes de representar um perigo para a saúde, segurança, propriedade ou meio ambiente e que são mostrados na lista de mercadorias perigosas da IATA ou que são classificadas de acordo com esses regulamentos. Como a IATA participa de um processo regulatório rigoroso, as mercadorias perigosas podem ser transportadas por via aérea com segurança quando essas diretrizes são seguidas à risca. Como a segurança é a preocupação número um da IATA, o treinamento de mercadorias perigosas é necessário para todas as pessoas em toda a cadeia de suprimentos que preparam, oferecem, aceitam e manuseiam mercadorias perigosas. Este treinamento sobre o manuseio de mercadorias perigosas deve ser renovado a cada dois anos. A IATA torna a obtenção deste treinamento fácil e acessível a todos que precisam, oferecendo cursos e manuais anuais para que os interessados possam estar atualizados sobre as regras e regulamentos mais atuais. Assim, um expedidor, despachante de carga, agente de aceitação de carga, membro da tripulação de cabine ou qualquer outro, pode encontrar informações atualizadas sobre treinamento. A maior parte do transporte de mercadorias perigosas é feita por expedidores com conhecimento na área de transporte de materiais perigosos. Para muitos viajantes, no entanto, não se sabe que tipos de coisas são consideradas mercadorias perigosas. Alguns exemplos de mercadorias perigosas são aerossóis, baterias de lítio, substâncias infecciosas, fogos de artifício, gelo seco, motores e máquinas a gasolina, isqueiros e tintas. Por isso, deve-se entender as condições obrigatórias exigíveis para a embalagem utilizada no transporte aéreo de artigos perigosos.

Da Redação – 

As Nações Unidas atribuem mercadorias perigosas a uma das nove classes, e todas as mercadorias perigosas se enquadram em pelo menos uma das classes. É essencial classificar corretamente as mercadorias perigosas para que o (s) perigo (s) apresentado (s) seja (m) comunicado (s) ao longo da cadeia de transporte. As classes de mercadorias perigosas são as seguintes: Classe 1 – explosivos, Classe 2 – gases, Classe 3 - líquidos inflamáveis, Classe 4—sólidos inflamáveis; substâncias susceptíveis de combustão espontânea; substâncias que, em contato com a água emitem gases inflamáveis, Classe 5 - substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos, Classe 6 - substâncias tóxicas e infecciosas, Classe 7 - material radioativo, Classe 8 – corrosivos e Classe 9 - Substâncias e artigos perigosos diversos, incluindo substâncias perigosas para o meio ambiente.

Segundo a IATA, há mais 3.000 artigos e substâncias que são comumente enviados por via aérea, sendo que essa lista inclui nomes para entradas listadas, como tinta e etanol, bem como entradas genéricas sem outra especificação que abrangem uma família química ou grupo de subst...

Artigo atualizado em 14/06/2022 11:50.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica