Publicado em 16 ago 2022

A definição de cargas para o projeto de um vagão ferroviário

Redação

Um vagão pode ser definido como o veículo ferroviário destinado ao transporte de cargas ou passageiros, diferindo-se quanto às suas formas e construção, podendo assumir formatos retangulares, cilíndricos, fechados ou abertos. O carro ferroviário é o designado para o transporte de passageiros. Uma característica que define esse modelo de vagão é o fato de não possuir tração, sendo necessário que exista a presença de outro veículo com tração própria para realizar o transporte. Além disso, esse tipo de vagão de trem pode ser personalizado de diferentes formas, visando atender qualquer necessidade. Assim, um carro ferroviário pode se tornar um vagão dormitório, vagão restaurante, vagão administrativo ou um vagão de banheiro, por exemplo. Esses vagões também podem ser usados para dividir as categorias de contratação, desde o alto luxo até a comum. O tipo plataforma ou prancha conta com a possibilidade de realizar a carga e descarga do equipamento por vários locais. Os vagões fechados apresentam uma proteção completa da carga que está sendo transportada, podendo ser utilizado para carregar diferentes mercadorias. O tipo hopper se caracteriza por apresentar um sistema de descarga diferenciado da maioria. Dessa forma, a sua estrutura é composta por um grande funil na qual existem aberturas inferiores para a realização da descarga. O vagão gôndola possui a sua utilização ligada ao transporte de cargas que não necessitam de proteção contra intempéries. Por conta disso, no Brasil, esse se tornou o modelo mais popular por conta do transporte de minério, que ocorre em grande escala. Os vagões frigoríficos possuem um sistema de refrigeração que é utilizado tanto para fazer o congelamento de produtos como também para fazer a conservação dos mesmos. O transporte de granéis líquidos pela malha ferroviária é feito por meio de vagões tanque. Nesses casos, os vagões são desenvolvidos para apresentar uma estrutura cilíndrica parecida com as carretas de caminhões que também transportam líquidos, podendo ser líquidos corrosivos ou não. Os vagões especiais são aqueles que possuem formatos e utilizações fora do padrão, sendo utilizados, normalmente, para solucionar uma demanda bem específica de uma empresa no que se refere aos processos de carga e descarga. O vagão tipo gaiola é destinado para realizar o transporte de animais vivos, uma vez que apresenta frestas em suas laterais para permitir a passagem de oxigênio. Nesses casos, tanto as cargas como as descargas são realizadas pela lateral. Deve-se estabelecer as cargas a serem consideradas nos projetos de vagões ferroviários.

Da Redação – 

A capacidade de um vagão ferroviário depende da resistência de cada eixo que compõe o truque e também da resistência da linha por onde ele transita. Se um vagão, por exemplo, permite 25 t por eixo, o peso total poderá atingir até 100 t, incluindo a tara do vagão e a mercadoria. Entretanto, se ele está circulando por uma linha que admite a circulação de trens com 20 t por eixo, o peso total estará limitado a 80 t.

Se a linha permitir 25 t, o vagão poderá circular com sua capacidade máxima. No caso de linhas modernas, as quais permitem trens de 30 t por eixo, podem circular vagões com eixos para 30 t os quais transportam um peso total de 120 t. A utilização da capacidade total de um vagão, porém, dependerá sempre do tipo de mercadoria transportada e do volume em m³, ou seja, para uma mercadoria leve, por exemplo, madeira, se atingirá o volume disponível sem atingir o total de toneladas permitidas. Por outro lado, para uma mercadoria densa e pesada, por exemplo, minério de ferro, a tonelagem máxima será atingida sem, no entanto, o volume do vagão estar completo.

Com relação à linha ferroviária, sua capac...

Artigo atualizado em 16/08/2022 06:13.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica