Publicado em 25 jul 2023

As ampolas de vidro devem ser produzidas conforme a norma técnica

Redação

As ampolas de vidro são os recipientes de fundo reentrante (usualmente), produzido a partir de um tubo de vidro tipo I com espessura de parede controlada e com diferentes formas (aberta ou fechada), sendo usualmente fechadas após o acondicionamento do produto com o uso de chama. O vidro tipo é neutro do tipo borossilicato, não alcalino, de alta resistência térmica, mecânica e hidrolítica, com alcalinidade de até 1,0 mL de H2SO4 (0,01 mol/L) (ensaio em vidro moído), sendo destinado ao acondicionamento de medicamentos para aplicações intravasculares e uso parenteral. Pode-se observar que, segundo a normalização da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) a concentração de soluções químicas deve ser expressa como molaridade por litro (mol/L). Assim, 0,01 mol/L é equivalente à concentração 0,02 N do H2SO4, quando expressa em normalidade. Há especificações normativas obrigatórias para as características dimensionais, físicas, químicas e de resistência mecânica, os procedimentos de inspeção, os critérios de aceitação e rejeição, e os métodos de ensaio que devem ser observados na produção e utilização de embalagens de vidro destinadas ao acondicionamento de produtos farmacêuticos e veterinários. Inclui as embalagens de vidro constituídas por ampolas de vidro tipo I (borossilicato) denominadas por forma B (aberta cortada), forma C (aberta padrão), forma D (fechada Bombê) e forma E (fechada Marzocchi).

Da Redação – 

As ampolas de vidro têm sido amplamente utilizadas no acondicionamento de fármacos. O vidro apresenta importantes características que lhe conferem o uso amplo na fabricação de recipientes para o acondicionamento de fármacos e outras substâncias estéreis. No entanto, a contaminação das soluções com micropartículas de vidro durante a abertura, a presença de metais, acidentes perfurocortantes e contaminações biológicas justificam a necessidade de materiais educativos que orientem a manipulação desses produtos.

Conforme determina a NBR 11280 de 09/2008 - Ampolas de vidro - Requisitos e métodos de ensaio, as ampolas de vidro destinadas ao acondicionamento de produtos farmacêuticos e veterinários são fabricadas exclusivamente em vidro borossilicato (neutro) e denominadas por forma B, C, D e E, nas cores incolor ou âmbar, possuindo as características discrim...

Artigo atualizado em 25/07/2023 05:40.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica