Publicado em 20 dez 2022

A logística como um centro de lucro das empresas

Redação

O departamento de logística se tornou um centro estratégico e de lucro das empresas. Até então, a logística ficava dentro de serviços compartilhados e não era vista como fundamental para viabilização das vendas. O crescimento do e-commerce e a digitalização dos negócios foram os responsáveis por essa mudança.

Bruno Tortorello – 

A necessidade de um serviço de entregas e de coletas ágil e integrado é mandatório e ganhou ainda mais relevância com o crescimento acentuado do e-commerce e da digitalização dos negócios durante a pandemia. A logística, que normalmente ficava sob o guarda-chuva da área de serviços compartilhados, passou a ser estratégica e fundamental na viabilização das vendas e dos resultados das empresas nessa nova realidade.

Até então perdida dentro de algum departamento, e vista como uma das frentes representativas dos centros de custos das empresas, a área de logística e sua gestão tiveram seu papel alterado e muito mais valorizado, tornando-se um centro de lucros para as organizações, especialmente aquelas que atuam no e-commerce e estão atentas à importância das entregas para o sucesso do negócio. A administração da cadeia logística inteira- desde o armazenamento dos produtos, passando por sua distribuição para a rede de unidades, até as entregas porta a porta de última milha, apresenta etapas desafiadoras que precisam ser muito bem controladas e geridas, pois a qualidade nessas movimentações traz impactos po...

Artigo atualizado em 20/12/2022 10:10.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica