Publicado em 27 dez 2022

A manutenção e a operação dos teleféricos monocabos com movimento contínuo

Redação

Os teleféricos ajudam a vencer desníveis naturais e arquitetônicos onde mais nenhuma solução pode ser implementada. Com funcionamento em plano elevado, permitem transportar um grande número de pessoas em cada percurso, por meio de cabinas panorâmicas. A capacidade de transporte deve ser dimensionada de acordo com as necessidades de cada projeto, adequando-se a resposta às necessidades de cada projeto a ser efetuado. Para esse tipo de transporte, o traçado e o perfil da linha são fundamentais, sendo que a distância entre as linhas deve ser constante. Desvios laterais de no máximo 0,5 % podem ser tolerados sempre que a carga mínima nos rolos for de pelo menos 1,5 vez o valor. Se possível, o terreno deve ser escolhido para obter um perfil o mais regular possível. A inclinação máxima do teleférico, presumindo-se normalmente uma carga uniformemente distribuída, não pode exceder a 100%. A evacuação de passageiros deve também ser considerada. Há parâmetros normativos obrigatórios para a manutenção e a operação de teleféricos monocabos com movimento contínuo, destinado ao transporte em serviço público de pessoas, no qual várias cabines são acopladas temporariamente a um cabo de tração-sustentação, mediante dispositivos de fechamento automático.

Da Redação – 

Os teleféricos são sistemas por cabo que permitem o transporte de pessoas em planos elevados, por meio de cabos suspensos em altura, suportados por torres. Os teleféricos ajudam a vencer desníveis naturais e arquitetônicos onde mais nenhuma solução pode ser implementada. Os sistemas podem ser do tipo monocabo ou bicabo, de movimentos contínuo ou reversível, com soluções fixas ou desembraiáveis.

Cada obra deve ser desenvolvida com uma equipe de projeto e desenvolvimento especializado neste setor, que através de soluções chave na mão, fica responsável pela empreitada global da obra, até à sua conclusão. Estas operações devem englobar todos os sistemas eletromecânicos, cabinas, automação, comunicação, vídeo, mecanismos de prevenção de segurança e fogo, controlo de acessos, entre outros. Desenhados para utilização intensa e em condições atmosféricas adversas, devem garantir confiabilidade e durabilidade por longos anos.

Para a sua operação e manutenção, antes do início da primeira operação para o público, a instalação do teleférico deve ser aprovada pela autoridade competente. A mudança ou reestruturação ...

Artigo atualizado em 27/12/2022 05:50.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica