Publicado em 27 dez 2022

A prevenção e a proteção contra incêndios em instalações aeroportuárias

Redação

Na maioria dos países, os aeroportos maiores com voos regulares de passageiros são obrigados a ter bombeiros e equipamentos de combate a incêndios nas instalações. O objetivo principal é conduzir a resposta de emergência, mitigação, evacuação e resgate de passageiros e tripulantes. O incêndio de uma aeronave ou nas instalações prediais apresenta desafios únicos, e o resgate e o combate a esses incêndios requer treinamento específico. Quando ocorre um pouso de emergência, deve-se ser capaz de extinguir rapidamente os possíveis incêndios resultantes, o que é fundamental para dar às pessoas a melhor chance possível de sair com segurança da aeronave. Isso é especialmente verdadeiro se a aeronave decolou pouco antes de retornar ao solo e ainda está carregando uma quantidade de combustível acima do ideal. Os bombeiros aeroportuários passam por treinamento extensivo na aplicação de espumas e produtos químicos de combate a incêndio, especialmente adequados para extinguir a queima de combustíveis de aviação. As viaturas operadas pelos serviços de salvamento aeroportuários são geralmente uma frota (número que depende da dimensão do aeroporto) de viaturas de bombagem de grande volume. Estes têm capacidade para transportar uma enorme quantidade de espuma extintora que é aplicada com enorme pressão através de bocais do veículo. os bombeiros do aeroporto, não surpreendentemente, também lidam com incêndios potenciais na própria estrutura do aeroporto. Eles também lidam com derramamentos perigosos que podem ocorrer durante as operações, bem como monitoram o reabastecimento. Os usuários devem entender as condições, os requisitos normativos gerais e as medidas de prevenção e proteção contra incêndio em instalações aeroportuárias. Essa prevenção de incêndio deve compreender uma série de medidas construtivas, operacionais-administrativas, uma determinada distribuição de equipamentos de proteção contra incêndio (de detecção, alarme e combate a incêndio) e de salvamento, um planejamento prévio de prontas respostas a essas situações de emergências, a organização e o treinamento do corpo de voluntários especiais, a vigilância contínua, a adequada ocupação das edificações e a distribuição conforme dos produtos perigosos.

Da Redação – 

Deve-se compreender que as instalações aeroportuárias se referem a terminal de passageiros, terminal de carga aérea, hangares, depósitos, comissarias, edificações em geral, casa de força, sistemas e equipamentos de proteção ao voo, almoxarifados, depósitos de combustíveis de aviação, sistema viário, áreas verdes e demais instalações aeroportuárias em geral, relacionadas com a infraestrutura aeronáutica, que devem ser protegidas por facilidades e instalações de proteção contra incêndio apropriadas. O terminal de passageiros é uma parte do aeroporto dotada de instalações específicas, onde o passageiro se habilita a proceder à transferência de meio de transporte.

Por isso, a indústria da aviação, em seus esforços para garantir a segurança de seus clientes, possui regras e procedimentos altamente regulamentados sobre como e o que pode ser usado na proteção de pessoas e bens contra incêndios. Sob esses rigorosos parâmetros operacionais, os fabricantes de aeronaves, operadores de aeroportos e companhias aéreas exigem produtos de combate a incêndios que atendam às mais altas especificações e tenham um histórico co...

Artigo atualizado em 27/12/2022 05:57.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica