Publicado em 03 jan 2023

As embalagens como aliadas ao desperdício de alimentos em tempos de inflação

Redação

Em toda a cadeia de abastecimento de alimentos, desde o produtor rural até o consumidor, a redução do desperdício de alimentos traz grandes benefícios para os negócios. Para os agricultores, os processadores e os varejistas, um investimento de US$ 1 na redução do desperdício pode gerar um retorno de US$ 4. Mas, a questão precisa ser vista para além do retorno financeiro, precisa ser um compromisso moral.

Ulisses Cason – 

Nos últimos meses não há quem não tenha se assustado com a alta dos preços dos alimentos básicos. Em cada ida ao supermercado, o brasileiro tem visto a conta subir e, muitas vezes, tem saído com o carrinho mais vazio. A alta de 14,8% nos preços de itens básicos em comparação com os 10,06% de inflação influencia diretamente em nosso poder de compra e faz com que cada família desenvolva formas para economizar e, assim, conseguir encaixar a lista de compras dentro do orçamento.

Alguns consumidores substituem marcas, outros diminuem a quantidade, outros optam por comprar em atacado, enquanto há quem esteja atento às sessões de produtos próximos ao vencimento, já que muitos varejistas têm desenvolvido promoções chamativas para a categoria. Em comum a todas as estratégias de economia - diante do cenário de valorização extrema de itens básicos como feijão, farinha de trigo, carne bovina, açúcar e café - está a necessidade de se evitar o desperdício de alimentos, principalmente quando falamos de itens frescos, como as proteínas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultu...

Artigo atualizado em 03/01/2023 05:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica