Publicado em 31 jan 2023

Os perigos dos produtos químicos em relação à segurança, saúde e meio ambiente

Redação

Os fabricantes e importadores de produtos químicos são obrigados a avaliar os perigos dos produtos químicos que produzem ou importam e preparar rótulos e fichas de dados de segurança para transmitir as informações de perigo aos seus clientes a jusante. Todos os empregadores com produtos químicos perigosos em seus locais de trabalho devem ter rótulos e fichas de dados de segurança para seus trabalhadores expostos e treiná-los para manusear os produtos químicos adequadamente. O treinamento para funcionários também deve incluir informações sobre os perigos dos produtos químicos em sua área de trabalho e as medidas a serem usadas para se proteger. Assim, um perigo químico é qualquer substância, independentemente de sua forma, que pode potencialmente causar danos físicos e à saúde das pessoas ou pode resultar em danos ao meio ambiente. Também pode ser definido como o risco real associado a produtos químicos específicos, como queimaduras na pele, impacto negativo de longo prazo para a saúde, danos ambientais duradouros, incêndios ou até mesmo explosões. A produção e o uso de produtos químicos são fundamentais no desenvolvimento econômico global e, ao mesmo tempo, podem representar risco à saúde humana e ao meio ambiente se não forem utilizados de maneira responsável. Portanto, o objetivo primário do sistema de classificação de perigo dos produtos químicos é fornecer as informações para proteger a saúde humana e o meio ambiente. Há critérios normativos obrigatórios para o sistema de classificação de perigos de produtos químicos, sejam eles substâncias ou misturas, de modo a fornecer ao usuário as informações relativas à segurança, à saúde humana e ao meio ambiente.

Da Redação – 

Uma medida essencial para o uso seguro de produtos químicos é a identificação dos perigos específicos e também a organização destas informações, de modo que possam ser transmitidas aos usuários de forma clara e de fácil entendimento. Por consequência, algumas medidas de segurança podem ser tomadas para minimizar ou gerenciar riscos potenciais em circunstâncias onde possa ocorrer uma exposição.

A Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (UNCED) identificou, em 1992, a necessidade de unificação dos sistemas de classificação de produtos químicos, a fim de proceder a comunicação de seus riscos por intermédio de fichas de informações de segurança de produtos químicos, rótulos e símbolos facilmente identificáveis. Com este intuito, foi criado o Sistema Globalmente Harmonizado (GHS), com o objetivo de aumentar a proteção da saúde humana e do meio ambiente, fornecendo um sistema internacionalmente compreensível para a comunicação de riscos, como também facilitar o comércio internacional de produtos químicos cujos riscos foram apropriadamente avaliados e id...

Artigo atualizado em 31/01/2023 05:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica