Publicado em 07 mar 2023

As mangueiras para uso com gases medicinais devem cumprir a norma técnica

Redação

Os parâmetros normativos são uma resposta à necessidade de um método seguro para conectar equipamentos médicos a uma rede de distribuição de gases medicinais e de vácuo, ou a outro sistema de fornecimento de gás medicinal, para que os conjuntos de mangueira que transportam gases distintos, ou o mesmo gás sob pressões variadas, não sejam intercambiáveis. As redes de distribuição de gás medicinal, uma vez instaladas, raramente são alteradas e estão sujeitas a procedimentos de licenciamento para evitar a possibilidade de conexões cruzadas ou contaminação do gás medicinal transportado. No entanto, os conjuntos de mangueira estão sujeitos a desgaste e rasgos, utilização indevida e sobrecarga durante a sua vida útil relativamente curta, e são frequentemente conectados e desconectados do equipamento médico e da rede de distribuição ou de outro sistema de fornecimento de gás. Assim, conjunto de mangueira de baixa pressão consiste em uma mangueira flexível com conectores de entrada e conectores de saída específicos para gás permanentes conectados, que é destinado a conduzir um gás medicinal sob pressões inferiores a 1.400 kPa. Os conjuntos de mangueira para gás medicinal são destinados a tratar ou prevenir doenças em humanos, ou administrados a humanos para fins de diagnóstico médico ou para restaurar, corrigir ou modificar funções fisiológicas. É considerado gás medicinal o gás substância ativa (GSA) quando armazenado e pronto para uso. Essas mangueiras são de baixa pressão para uso com oxigênio; óxido nitroso; ar medicinal; hélio; dióxido de carbono; xenônio; misturas específicas desses gases; oxigênio 93; ar para impulsionamento de ferramentas cirúrgicas; nitrogênio para impulsionamento de ferramentas cirúrgicas e para uso com vácuo.

Da Redação – 

Os gases medicinais são utilizados em procedimentos médicos. Alguns são usados para tratamento, outros para anestesia e alguns para conduzir dispositivos e ferramentas médicas. O oxigênio é o gás mais básico para a vida e é usado medicamente para suplementar oxigênio a pacientes com deficiência de oxigênio. A inalação direta de oxigênio de alta pureza é prejudicial ao corpo humano. O uso prolongado da concentração de oxigênio geralmente não excede 30 a 40%.

Os pacientes comuns respiram oxigênio através de medidor de fluxo de oxigênio, os pacientes criticamente enfermos respiram oxigênio através do ventilador e ele também é usado em tanques de alta pressão para tratar mergulho, envenenamento por gás e para nebulização de drogas.

A inalação de uma pequena quantidade de óxido nitroso tem efeito anestésico e analgésico, mas uma grande quantidade de inalação pode sufocar as pessoas. Uma mistura de óxido nitroso e oxigênio é usada como agente anestésico, e a anestesia é inalada pelo paciente de maneira fechada ou por um ventilador.

O dióxido de carbono é usado para inflar a cavidade abdominal e o cólo...

Artigo atualizado em 07/03/2023 05:17.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica