Publicado em 04 abr 2023

A iluminação de emergência em locais de tarefas de alto risco de acidentes

Redação

A iluminação de emergência é aquela fornecida no caso de uma situação de emergência em que uma perda de energia resulta na falha da iluminação normal. A perda de energia para a iluminação normal pode ocorrer devido a incêndio ou corte de energia. Isso pode levar à escuridão repentina e representar um perigo potencial para os ocupantes do edifício. A iluminação de emergência é necessária para operar de forma totalmente automática e fornecer iluminação de um nível suficientemente alto para permitir que todos os ocupantes evacuem as instalações com segurança. A maioria dos novos edifícios agora tem iluminação de emergência instalada durante a construção; o projeto e o tipo de equipamento sendo especificados pelo arquiteto de acordo com os regulamentos de construção atuais e quaisquer requisitos das autoridades locais. Em áreas mais críticas ou locais de alto risco de acidentes tanto em edificações residenciais, comerciais, instalações fabris, áreas públicas, hospitais, locais de primeiros socorros e outros, deve-se observar a relação entre as iluminâncias máxima e mínima. Dessa forma, a iluminação da área de tarefas de alto risco é parte da iluminação de emergência que fornece iluminação para a segurança das pessoas envolvidas em um processo ou situação potencialmente perigosa, para permitir procedimentos de desligamento adequados para o operador e outros ocupantes das instalações ou finalizar um procedimento de certa complexidade. A iluminação de aclaramento é parte da iluminação de emergência que fornece iluminância adequada para a iluminação dos ambientes, as rotas de fuga, iluminação de área de circulação aberta e iluminação da área de tarefas de alto risco, quando a iluminação normal falhar, bem como as marcações que servem de orientação quando as rotas de fuga são ocupadas.

Da Redação – 

Conforme detalha a NBR 10898 de 02/2023 - Sistema de iluminação de emergência, a instalação do sistema de iluminação de emergência deve estar de acordo com a norma, as orientações do manual do fabricante e o projeto do sistema de iluminação de emergência. É de responsabilidade total do instalador a execução do sistema de iluminação de emergência respeitando o projeto elaborado. A instalação e o correto funcionamento do sistema devem atender às especificações do manual de instalação e manutenção fornecido pelo fabricante.

Após a conclusão da instalação do sistema de iluminação de emergência, os requisitos desta norma devem estar assegurados e inspecionados por profissional habilitado e com acompanhamento do proprietário ou responsável pela edificação. A fixação da luminária de aclaramento e de balizamento na instalação do sistema de iluminação de emergência deve s...

Artigo atualizado em 04/04/2023 05:56.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica