Publicado em 19 mai 2020

Os programas de gestão de riscos

Redação

As etapas a serem seguidas após a conclusão de uma avaliação de risco.

Tiea Theurer - 

A ISO 9001: 2015 e outras normas similares estão implementando e confiando na gestão de riscos como um meio de monitorar a qualidade do produto e do processo. Como resultado, muitas organizações estão implementando programas de gestão de riscos.

Muitos métodos e ferramentas estão disponíveis para a análise de risco, mas para ter sucesso na implementação de processos baseados em risco, conforme descrito pelos padrões, deve-se saber como tirar o máximo proveito dessas ferramentas e métodos. Muitas organizações interrompem o processo após concluir a análise de risco e não conseguem implementar mais as informações obtidas com a análise em seus produtos ou processos.

A ferramenta de avaliação de risco mais usada é o modo de falha e a análise de efeitos, que ajuda a identificar modos de falha em potencial com o design, processo ou função e as causas e efeitos relacionados. Identificar os modos de falha em potencial envolve avaliar o perigo e o que pode dar errado. Avaliar a causa significa entender como isso pode acontecer e o que ocorreu. O efeito é o impacto e o dano que terá.

Após determinar os possíveis modos, efeitos e causas de falha, uma organização não deve pular diretamente para confirmar que os controles de risco foram implementados. Primeiro, os requisitos de risco devem ser documentados no produto ou processo. Esta etapa - a conversão da compreensão dos riscos para a confirmação do controle de risco apr...

Artigo atualizado em 19/05/2020 09:33.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica