Publicado em 21 dez 2021

Como potencializar uma estratégia para o facility management

Redação

A estratégia de facility management (FM) envolve uma declaração que expressa as necessidades analisadas da organização demandante, solução (ões) proposta (s) de facility management e esboço do plano para implementação. A organização de FM deve adotar uma abordagem estruturada para a avaliação das lições aprendidas de encontro ao impacto esperado do ajuste ou mudança necessária para a estratégia de FM alcançar seu propósito, que pode ser considerada em termos de: produtividade, desempenho ou outros ganhos de eficiência nas atividades do negócio principal; probabilidade reduzida de interrupção das operações normais; otimização de tempo, recursos ou custos em FM e serviços de facility; redução do tempo perdido devido a lesões, doença ou absenteísmo; e níveis elevados de bem-estar e uma contribuição para um melhor equilíbrio da vida profissional para usuários. A reavaliação da estratégia de FM, à medida em que ela apoia a estratégia do negócio principal, envolve a reavaliação periódica da adequação de saídas e alvos para FM e serviços de facility. A organização de FM deve determinar a frequência de destas reavaliações e os meios pelos quais elas são realizadas, incluindo as partes interessadas a serem envolvidas e as diretrizes para assegurar controle adequado sobre o desenvolvimento da estratégia de FM. Os resultados das saídas e dos alvos da reavaliação relativos a FM e serviços de facility devem ser refletidas nas atualizações para a estratégia de FM, que convém que estejam sempre alinhadas com a estratégia do negócio principal. A alta direção da organização demandante deve aprovar todas as atualizações para a estratégia de FM. Em suma, deve-se conhecer as diretrizes para o desenvolvimento de uma estratégia para o FM quando a organização pretende assegurar o alinhamento entre os requisitos de FM e os objetivos, necessidades e restrições do negócio principal da organização demandante; deseja melhorar a utilidade e os benefícios fornecidos pelas instalações para o aperfeiçoamento a organização demandante e de seu negócio principal; visa atender às necessidades das partes interessadas e provisões aplicáveis de maneira consistente; e visa ser sustentável em um ambiente globalmente competitivo.

Da Redação – 

Pode-se dizer que as atividades do negócio principal são aquelas funções que são críticas e estão alinhadas com a estratégia do negócio principal da organização demandante. As atividades não principais são o suporte para as atividades do negócio principal e não são menos importantes. Elas devem estar alinhadas com a estratégia de FM, quando elas forem relacionadas às instalações. Nem todas as atividades não principais estão relacionadas às instalações e, portanto, a relação entre elas e os serviços de facility devem ser esclarecida.

É essencial que a organização de FM assegure o alinhamento em todos os momentos entre a estratégia de FM e a estratégia do negócio principal. Quaisquer mudanças propostas para as atividades do negócio da organização demandante sejam documentadas e utilizadas para informar o desenvolvimento, ou uma atualização, da estratégia de FM.

A empresa de FM deve diferenciar as mudanças de acordo com cada horizonte de planejamento do negócio, ou seja, a curto, médio ou longo prazo, como definido pela organização demandante. A organização de FM poderia pretender ter como alvo um modelo...

Artigo atualizado em 15/12/2021 02:50.

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