Publicado em 19 mai 2020

A conformidade dos dispositivos de retenção para crianças (DRC) em veículos

Redação

As crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas sempre no banco traseiro do carro em dispositivos de retenção compatíveis com idade e peso. Esses equipamentos são fundamentais para evitar que a criança seja arremessada para fora do veículo, além de diminuir as chances de danos na coluna vertebral e cabeça. Além disso, ajudam também a desacelerar o corpo no momento da batida. Importante dizer que transportar crianças menores de dez anos sem os equipamentos necessários é uma infração gravíssima, gera multa e 7 pontos na carteira de habilitação do condutor. Uma criança devidamente transportada tem 71% de chance de sobreviver a um acidente de carro. Em consequência, todos devem entender que um DRC é o conjunto de componentes que pode incluir uma combinação de cadarço ou componentes flexíveis com um fecho, dispositivos de ajuste, elementos de fixação e, em alguns casos, um dispositivo adicional, como um berço portátil, um sistema de transporte de bebês, uma cadeira adicional e/ou um escudo contra impacto, capaz de ser fixado em um veículo rodoviário automotor.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

Deve-se ter conhecimento de que o cinto de segurança foi projetado para ser usado em pessoas adultas, com no mínimo 1,45 m de altura. Por isso, transportar crianças apenas com este dispositivo gera multa e perda de pontos na carteira. Para bebês e crianças, o cinto de segurança acaba sendo grande demais e não consegue desempenhar a sua função com eficiência, além de se tornar incômodo para os pequenos.

Em caso de acidentes com colisão, as crianças podem ser arremessadas do carro por não estarem devidamente presas ou sofrerem contusões graves provocadas pelo uso incorreto do cinto. O colo do responsável não é uma opção válida quando se fala sobre como transportar crianças em veículos automotores. Em um acidente, é impossível segurá-los da maneira correta. Outra prática comum e muito errada é dividir o cinto de segurança com uma criança. Em caso de batida, o peso do adulto tende a esmagá-la contra a parte da frente do veículo.

A cadeira infantil é um dispositivo de retenção, ou seja, é um equipamento para transportar crianças de forma correta em automóveis, permitindo uma retenção segura em caso de acidente ou freada brusca, ou seja, é um produto relacionado à segurança dos usuários e que está sendo cada vez mais utilizado. No caso específico das cadeiras infantis, os usuários são crianças de 0 a 4 anos, que nessa idade não possuem nem altura adequada nem estrutura óssea suficientemente desenvolvi...

Artigo atualizado em 19/05/2020 09:40.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica